
Elma Andreani Alves, de 101 anos, viralizou nas redes sociais ensinando receitas de família
Arquivo Pessoal
Biscoito de polvilho, bolinho de batata com carne moída, pão recheado, cuscuz paulista. Receitas de vó, daquelas que atravessam gerações, ganharam o mundo pelas redes sociais com Elma Andreani Alves, moradora da capital paulista.
Aos 101 anos, a idosa viralizou e conquistou mais de 6 milhões de visualizações em um único vídeo. A responsável pelas postagens é a neta, Vivian Mezadri, de 55 anos, que conta que tudo começou por acaso, quando flagrou a avó na cozinha fazendo biscoito de polvilho.
“Eu tinha 440 pessoas na minha rede social e atualizava um pouco porque trabalho com lembrancinhas. Mas um dia, eu estava sentada com a minha mãe no sofá, e minha avó sumiu. Perguntei: ‘Mãe, cadê a avó?’ Ela estava na cozinha. Aí falei que ia pegar o celular e filmar, porque estava fazendo o biscoito de polvilho. Eu a gravei cozinhando e tive a curiosidade de perguntar quantos anos ela tinha, para ela falar no vídeo a idade”, relata.
“Depois que gravei, falei: ‘Depois eu posto’.” Mas aí pensei de novo e disse para minha mãe: ‘Quer saber? Vou postar’. Aí postei e no outro dia meu telefone estava daquele jeito, cheio de mensagens. Cada vez que atualizava eram mil visualizações. Aqueles comentários, um mais lindo do que o outro. É um prato afetivo. A gente ficou muito feliz, e ainda muito mais feliz por ela.”
A repercussão foi tão grande que virou rotina na casa: dona Elma grava receitas quase toda semana com Vivian e até acompanha os comentários com entusiasmo. Um vídeo da receita do bolinho de batata com carne moída, por exemplo, alcançou 5 milhões de visualizações.
“Estou adorando. Foi muito bom para mim. A vida parece que melhorou mais. Estou querendo viver mais. Cada dia é melhor para mim. Estou muito feliz”, afirmou Elma ao g1.
“Eu chego do serviço, e ela está esperando para ver se teve curtida, comentário, se o pessoal gostou do vídeo. O perfil @cantinhodadonaelma foi crescendo, e ela está curtindo muito tudo isso”, completou a neta. Até a sexta-feira (25), eram mais de 120 mil seguidores no Instagram e mais de 19 mil no TikTok.
Na cozinha desde os 7 anos
Elma Andreani Alves, de 101 anos
Arquivo Pessoal
Natural de Uberlândia, Minas Gerais, dona Elma se mudou para São Paulo aos 15 anos. Ela se casou, teve quatro filhos e hoje tem 12 netos e seis bisnetos. Conta que aprendeu a cozinhar observando a mãe, ainda criança, e trabalhou por muitos anos em uma mercearia.
“Eu tinha sete anos quando minha mãe me dava um banquinho para subir e aprender a cozinhar. Ela costurava, e eu ficava ajudando. Desde pequena, fazia bolos para as vizinhas. Era bolo ‘de nada,’ bem simples, mas colocava canela e fazia”, lembra.
“Antes de o meu marido falecer, a gente costumava fazer almoços para moradores de rua no Natal lá na casa que morávamos, no Jabaquara [Zona Sul da capital paulista]. Ele gostava de ajudar, e eu ficava dois dias cozinhando para o pessoal. Era uma delícia”, lembra.
Elma ressalta que nunca usou um caderno de receitas. Tudo é feito de cabeça. Por isso, quando os vídeos viralizaram nas redes, a neta passou a medir os ingredientes com a avó para conseguir ensinar a receita para quem acompanha o perfil.
“Ela faz do jeitinho dela e depois eu que lute para ver quais são as medidas. Ela vê o ponto e não tem medida de nada. Não anota nada. Então, deixo-a fazer e depois vou medindo tudo. O interessante é que, se ela vê uma receita na Ana Maria Braga, pela TV, passa três dias e diz que vai fazer igual. E faz. Sem anotar nada. São impressionantes a lucidez e a memória dela”, conta a neta.
Reconhecimento e emoção
Elma Andreani Alves, de 101 anos
Arquivo Pessoal
A fama repentina de Elma por conta dos vídeos nas redes sociais emociona toda a família. Vivian ressalta que sempre quis que a avó fosse reconhecida em vida.
“As pessoas a param na rua para tirar foto. Esses dias ela foi ao mercado e demorou 4 horas porque ela ficou conversando. Eu fico muito emocionada porque não queria que ela passasse dessa vida sem ser reconhecida. É 1% de tudo o que eu podia fazer por ela, por tudo o que passou. Ela ajudou a nos criar. Para mim, é um presente de Deus o que está acontecendo”, desabafa.
E a avó não só entende tudo como já fala a língua da internet, segundo a neta. “Ela vai fazer 102 anos, mas está lúcida e entende tudo. Fala se eu ‘postei o vídeo’, quer saber ‘quem curtiu’. Já usa os termos da internet. Ela é uma mulher guerreira que não parou no tempo e foi se atualizando. Ela sabe falar de tudo, qualquer assunto que você falar com ela, ela vai saber”, ressaltou.
Vontade de viver e inspirar
Elma Andreani Alves, de 101 anos, viralizou nas redes sociais ensinando receitas de família
Alex Gomes/TV Globo
Segundo a neta, os vídeos não só reacenderam a vitalidade da avó como têm tocado os seguidores profundamente.
“Tem comentário de gente com depressão dizendo que se sentiu melhor vendo-a com essa sede de viver. Muitos falam que perderam as vovós ou as mães e que os vídeos ajudam. Além da comida, que une as pessoas, tem o afeto”, diz.
E enquanto tiver forças, dona Elma quer seguir cozinhando para o Brasil inteiro ver. “Eu vou continuar cozinhando e gravando sim. É maravilhoso”, disse.
A neta destaca o ânimo de dona Elma: “Ela não perdeu o encanto da vida. Tem disposição, vontade de viver. E tem projetos”.
Elma e a neta Vivian vendo os vídeos nas redes sociais
Paola Patriarca/g1
Elma Andreani Alves, de 101 anos, viralizou nas redes sociais ensinando receitas de família
Arquivo Pessoal
Elma Andreani Alves, de 101 anos, viralizou nas redes sociais ensinando receitas de família
Alex Gomes/TV Globo
Dia dos Avós é celebrado neste sábado, 26 de julho