Governador da Bahia diz que exonerações na Secretaria de Administração Penitenciária foram estratégicas


Governador da Bahia diz que exonerações na Secretaria de Administração Penitenciária foram estratégicas
Gabriela Braga/Bahia FM
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse, nesta segunda-feira (28), que as seis exonerações de lideranças da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) foram estratégicas.
Anunciadas no último sábado (26), as mudanças foram adotadas após três ocorrências de fuga em presídios baianos nos últimos sete meses, além da descoberta de um esquema em que servidores concediam regalias para detentos.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Jerônimo, no entanto, não citou as situações ao falar sobre a decisão. Segundo disse o governador durante a estreia do programa “Boa Noite Bahia”, da Bahia FM, as áreas precisam mudar constantemente.
Jerônimo Rodrigues foi convidado da estreia do programa ‘Boa Noite Bahia’, da Bahia FM
Gabriela Braga/Bahia FM
“Ou a gente muda de um lugar para outro ou a gente troca as pessoas. É assim, inclusive, nos comandos das polícias. Quando um comandante ou um coronel está há muito tempo naquela posição, há um revezamento, para que não haja uma aproximação que atrapalhe a tomada de decisões”, disse.
“E nós teremos novidade já já sobre profissionais na área da Segurança Pública e presídios”, completou, sem citar quais serão as próximas mudanças.
A equipe de produção também procurou a Seap para falar sobre o assunto, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
As exonerações
Governo da Bahia exonera funcionários da Seap
O decreto de exoneração foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado. Além das saídas de seis gestores, outras duas pessoas tiveram os cargos alterados na Seap para substituir os servidores exonerados.
Entre eles, está Luciano Teixeira Viana, que ocupava a Superintendência de Gestão Prisional. Para o lugar dele, foi nomeado Luiz Cláudio Santos da Silva, então diretor da Cadeia Pública de Salvador.
Outro exonerado foi Alan Vitor da Silva Santos, que estava na Diretoria de Superintendência. Ele será substituído por Archimedes Benício Leite Neto, até então diretor do Conjunto Penal de Juazeiro.
As outras mudanças ocorreram em cargos de coordenação e apoio técnico:
Diego de Oliveira Pinto, exonerado do cargo de Coordenador Técnico do Núcleo de Apoio
Alexandra Souza Silva, exonerada do cargo de Coordenadora Técnica do Núcleo de Apoio
Max Venicio da Silva Santos, exonerado do cargo de Coordenador Técnico da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia
Ruan Victor Freire Rodrigues, exonerado do cargo de Assessor Técnico da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia
Fuga em massa e corrupção no sistema prisional
Ex-diretora de presídio usava influência política para favorecer facção
A primeira fuga ocorrida no sistema prisional da Bahia nos últimos meses aconteceu em dezembro do ano passado. O Conjunto Penal de Eunápolis foi invadido por criminosos armados e 16 presos fugiram.
No mês seguinte, a ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres — afastada do cargo após a fuga em massa —, foi presa suspeita de facilitar o crime.
Uma reportagem exclusiva exibida na edição de 3 de julho do “BATV”, da TV Bahia, detalhou como a fuga em massa foi articulada. O telejornal revelou como o crime organizado se estruturou na unidade e como servidores facilitavam regalias a detentos de alta periculosidade.
Ex-diretora de presídio é presa suspeita de facilitar fuga de 16 detentos na Bahia
Arquivo Pessoal
Antes disso, em maio, um atentado a tiros feriu um dos agentes do presídio. Mas o alvo dos criminosos era o novo diretor do Conjunto Penal, Jorge Magno Alves.
As investigações apontam que o mandante desse crime é Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dadá, chefe da organização criminosa cujos membros fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis. O próprio Dadá está entre os fugitivos.
Diante desse cenário, o presídio está, temporariamente, sob gestão do grupo especializado em operações e prisionais, que conta com apoio da Força Penal Nacional.
Outras fugas registradas na Bahia
Os demais casos registrados nos últimos meses foram em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e Teixeira de Freitas, no extremo sul.
Em junho, três homens conseguiram escapar do Conjunto Penal de Feira de Santana. Neste caso, os fugitivos foram recapturados.
No mês seguinte, quatro detentos fugiram do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas após abrirem um buraco na parede. Não há informações de que eles tenham sido recapturados até a última atualização desta reportagem.
Quatro detentos fogem de presídio em Teixeira de Freitas
Reprodução/Redes Sociais
LEIA MAIS:
De distribuição de acarajés a velório de avó de detento: veja fatos inusitados que aconteceram em presídio durante gestão de ex-diretora afastada
Ex-diretora de presídio e detento foragido negociavam votos por R$ 100 para beneficiar vereador e ex-deputado federal
Advogado é preso por envolvimento na fuga de 16 detentos e no atentado contra diretor de conjunto penal na Bahia
Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia
Taísa Moura/TV Santa Cruz
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.