Arara-canindé é resgatada em Barra Mansa; prefeitura suspeita de tráfico de animais


Arara-canindé é resgatada em Barra Mansa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Barra Mansa
Uma Arara-Canindé foi resgatada na segunda-feira (28) em Barra Mansa (RJ). Ela foi encontrada após bater no para-brisa de um ônibus no Centro.
Segundo o Instituto Arara Azul, a ave é conhecida como arara-de-barriga-amarela. O animal da espécie ‘Ara ararauna’ é um papagaio da família ‘Psittacidae’. A coloração também chama atenção sendo azul na parte de cima do corpo, amarela na parte de baixo, rosto branco, penas pretas perto do pescoço e a parte da frente da cabeça esverdeada.
De acordo com a prefeitura, com o impacto da batida, o animal sofreu ferimentos. A ave foi socorrida e levada ao Parque da Cidade, onde recebeu os primeiros cuidados.
Depois, a arara foi encaminhada pela Guarda Municipal Ambiental (GMA) ao Zoológico de Volta Redonda e foi atendida por um veterinário especializado.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
A prefeitura ainda informou que, durante a avaliação inicial, os veterinários notaram a presença de uma anilha, uma pequena argola que é colocada na perna da ave e serve como identificador, que estava preso à perna do animal.
Apesar da presença da argola, não foi possível identificar ou localizar o tutor, o que levantou suspeitas de que a arara possa ser de origem de tráfico de animais silvestres.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre?
Em situações envolvendo animais silvestres feridos ou em risco, a população deve acionar a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (24) 2106-3406 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Veja também
Homem é preso por caça ilegal de animais silvestres em Angra dos Reis
Um homem foi preso por caça ilegal no último domingo (27) no Parque Estadual do Cunhambebe, em Angra dos Reis (RJ). Ele e um outro rapaz foram flagrados dentro de um carro com animais silvestres mortos e armas.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.