
Centro Acadêmico do Sertão da Universidade Federal de Pernambuco
Divulgação
O prazo de inscrições para o vestibular do Centro Acadêmico do Sertão (CAS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi prorrogado até a terça-feira (4). São ofertadas 175 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2025 em cursos de graduação presencial no campus localizado em Sertânia, no Sertão pernambucano.
A seleção será feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando edições realizadas entre os anos de 2015 e 2024. Os interessados devem se inscrever preenchendo formulários específicos para cada curso, disponíveis no edital retificado, publicado na página da Pró-Reitoria de Graduação (rograd) da UFPE.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsApp
As vagas são distribuídas entre os cursos de Engenharia de Energias Renováveis (50), Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (50), Gestão Pública (40) e Licenciatura em História (35). Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso. Caso haja mais de uma inscrição por pessoa, será considerada apenas a última.
A classificação será feita a partir da média ponderada das notas das provas objetivas e da redação de uma única edição do Enem. Não será permitido combinar notas de anos diferentes.
O processo seletivo também inclui ações afirmativas. Pelo menos 50% das vagas são reservadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com subdivisões específicas para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e de baixa renda. A documentação comprobatória deve ser enviada no momento da inscrição.
Serão desclassificados os candidatos que não indicarem o ano do Enem utilizado ou que não atingirem as notas mínimas exigidas. Os aprovados deverão realizar a pré-matrícula por meio do Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos da UFPE (SIGPS).