
Conheça o Museu das Telecomunicações, com aparelhos que contam a evolução tecnológica
Na última reportagem da série ‘De férias com o g1’ de 2025, conheça o Museu das Telecomunicações do Piauí, localizado na Avenida João XXIII, nº 7433, bairro Uruguai.
Inaugurado em 2018 por iniciativa do empresário do ramo de eletrônicos Raimundo Albuquerque, o museu dispõe de peças que guardam a história das telecomunicações no Piauí e mostram a evolução da tecnologia no Brasil.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Fazem parte do acervo telefones, aparelhos de rádio, TVs, transmissores, câmeras e outros aparelhos eletrônicos, a maioria ainda funcionando. Raimundo, contou que sempre gostou de colecionar objetos ligados à área e decidiu montar o acervo após visitar um museu em Portugal.
“Como eu vim das telecomunicações, achei que a gente tinha que mostrar as coisas que fizemos no passado, para que a gente possa lembrar no futuro. Sempre gostei de colecionar esses aparelhos, a grande maioria que temos aqui foi usada pela minha família e muitos ainda funcionam”, contou ao g1.
Museu das Telecomunicações do Piauí, em Teresina.
Kelvyn Coutinho/g1
Primeiro diretor de tecnologia da TV Clube, o empresário mantém no museu alguns equipamentos utilizados na implantação da emissora, como transmissores, câmeras e microfones.
“Assumi a direção de tecnologia da TV Clube em 1968, participei da implantação da emissora, ajudei a colocar os jornais da casa no ar. Alguns equipamentos que temos aqui no museu foram doados a mim depois que deixei o cargo. São pedaços da história da emissora e das comunicações no Piauí”, declarou Albuquerque.
De Férias com o g1
Conheça o Museu do Avião, com mais de 1 mil peças em miniatura, no Centro de Teresina
Veja atrativos, programação e horários de funcionamento de quatro parques em Teresina
Museu das Telecomunicações do Piauí, em Teresina.
Kelvyn Coutinho/g1
O acervo do museu também guarda aparelhos que pertenceram a personalidades históricas, como um rádio portátil que foi do presidente Juscelino Kubitschek, arrematado por Albuquerque em um leilão no Rio de Janeiro.
“Muitas turmas de escolas e faculdades vêm aqui. Esses aparelhos contam muitas histórias, temos aqui as primeiras câmeras que imprimiam as fotos na hora, rádios da época que as pessoas ainda não tinham TV, e as pessoas têm curiosidade de saber. É importante entender o nosso passado, de onde vieram as coisas que temos hoje”, completou o empresário.
Para visitar a coleção, é necessário realizar o agendamento na recepção da empresa de Raimundo, onde está localizado o museu, ou através do telefone (86) 99527-6034. As visitas acontecem no período da manhã, de 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Não é cobrada taxa de visitação.
Museu das Telecomunicações do Piauí, em Teresina
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube