Centenário do jornal O Globo é celebrado com missa no Rio


Missa de ação de graças celebra o centenário do jornal “O Globo”, em uma igreja no centro do Rio
O aniversário de 100 anos do jornal O Globo foi comemorado, na manhã desta terça-feira (29), com uma missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora do Carmo, antiga Igreja da Sé, no centro do Rio.
A família Marinho estava presente ao lado de jornalistas, colunistas e outros colaboradores que fizeram parte da trajetória do jornal. O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), também participou da cerimônia.
O vice-presidente do conselho de administração do Grupo Globo, José Roberto Marinho, ressaltou a importância do hábito de “colocar as pessoas no centro de tudo” no cotidiano da empresa. Ele explicou que a estratégia vem desde a época de seu avô, Irineu Marinho, fundador do grupo.
“[Isso vem] desde o início, com o meu avô, que perdeu o jornal que ele tinha em um pequeno golpe, e todos os talentos que estavam lá acompanharam ele no novo jornal, por conta dessa relação que a gente mantém com os nossos profissionais. Ele fez um jornal informativo, pra todas as classes, com muito serviço, sempre nessa aposta no talento e o compromisso com a sociedade brasileira”, disse.
“Esse sempre foi o nosso caminho, e sempre vai ser o nosso caminho. E olhando pros brasileiros, sempre buscando entender a nossa gente”, concluiu João Roberto Marinho.
Família Marinho na missa de 100 anos do jornal O Globo
Reprodução/JH
O Padre Jorjão, que celebrou a missa, contou que se sentiu honrado com a tarefa: “O Globo, ele faz parte da minha história, da nossa história, da história do Brasil. É impossível pensar a história do último século do Rio, do Brasil, sem O Globo”.
Fundado por Irineu Marinho, a primeira edição do jornal O Globo foi publicada no dia 29 de julho de 1925.
Aniversário de 53 anos do jornal O Globo, em 28/07/1978. Da esquerda para a direita: Mauro Salles, João Roberto Marinho, Evandro Carlos de Andrade, Roberto Marinho e Roberto Irineu Marinho
Eurico Dantas/Agência O Globo
Um século depois, em 2025, foi eleito o jornal mais lido e confiável do país pelo Digital News Report, que analisa o consumo de notícias online em vários países. Essa credibilidade é fruto de trabalho e dedicação de um time.
Textos sobre economia, política, entretenimento, saúde e tecnologia, dentre muitos outros assuntos, estamparam as páginas do jornal. Nada escapou do radar do jornal.
O ilustrador Marcelo Monteiro é o funcionário mais antigo do jornal e ele valoriza a relação da empresa com a verdade. “A matéria-prima da comunicação, a verdadeira matéria-prima da comunicação, independentemente de avanços tecnológicos, é a verdade, e O Globo sempre foi fiel à verdade”, disse.
Ao longo do tempo, os mais de 409 mil exemplares do jornal alcançaram 32 milhões de leitores. O jornal teve que se reinventar para incorporar as transformações globais de novos costumes e tecnologias. Hoje são 2 milhões acompanhando a edição impressa e 22 milhões de pessoas que seguem as redes sociais.
100 anos de Globo
Reprodução
O mês de comemorações do centenário terá várias novidades. Isso inclui o lançamento de um podcast e novos colunistas no time.
De acordo com Alan Gripp, diretor de redação do jornal, o segredo do veículo é a constante transformação.
“Nem poderia ser diferente. Se não fosse assim, eu acho que a gente não estaria aqui comemorando 100 anos. O segredo, o nosso segredo, é entender que o mundo muda e a gente muda com ele, mantendo os nossos valores, a nossa credibilidade, a nossa essência”, disse.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.