
Macacos ‘ladrões’ surpreendem ambulante que vende frutas em rodovia do Amapá
Um roubo à luz do dia surpreendeu Francinete Correia nesta segunda-feira (28). Um grupo de macacos atacou a venda de frutas da ambulante. Um vídeo mostra os ‘ladrões’ pulando de galho em galho e garantindo a alimentação do dia (veja vídeo acima).
A venda em questão está localizada às margens da rodovia Duca Serra, na região oeste de Macapá, próximo a uma área de mata onde os animais vivem.
Francinete contou que para os macacos visitarem a barraca de vendas, existe uma exigência e preferência por um tipo de fruta: banana prata.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no Whatsapp
“Tem que ter a banana prata, eles só aparecem quando têm banana prata. Nós já estamos acostumados com eles, sempre que eles aparecem temos que ter a bananinha. O pessoal [clientes] sempre tira fotos deles, as crianças descem dos carros, todo mundo vem olhar os macacos” contou Francinete.
Macacos são flagrados roubando frutas
Redes sociais/Reprodução
O biólogo Geraldo Biondi explicou que os animais são da espécie Saimiri, conhecidos como macaco-de-cheiro ou macaco-esquilo, comumente encontrados nas matas da Amazônia.
Segundo Biondi, os animais foram atraídos pelo cheiro das frutas e pela escassez desse alimento dentro da mata.
“Surgiu uma curiosidade neles pelo cheiro das frutas, com certeza estava abundante o cheiro ali na beira da estrada e de certa forma não é uma época que tem aquelas frutas dentro da mata, por isso eles foram lá se arriscar na beira da estrada, pegar dos ambulantes, aí virou toda aquela rotina engraçada dos ambulantes filmando. Eles se arriscam, se arriscam bastante, mas ali para eles valia de tudo tentar conseguir aquela fruta”, afirmou.
O biólogo destaca que, apesar da cena ser curiosa, a recomendação é não tentar alimentar os macacos. A prática é perigosa por conta de ataques ou transmissão de doenças.
“Não tocar é fundamental. É um animal silvestre, ele não é vacinado, corre um certo risco de contrair uma raiva, então a gente sempre pede para a população não alimentar, deixe que ele busque o seu próprio alimento dentro da mata. Ele se alimenta de insetos, de frutas, folhagens que eles encontram na copa das árvores. Então eles têm o que eles precisam comer. Não precisa a população ir lá oferecer uma bananinha, uma fruta qualquer, porque cada vez eles vão perdendo mais esse medo da população e adentrando. Até um dia eles poderem entrar na residência.”
É possível encontrar os Saimiris também no Bioparque da Amazônia, local onde os animais são cuidados pelos profissionais da unidade. O espaço funciona de quarta-feira á domingo, das 9h às 17h.
LEIA TAMBÉM:
Veja lista de pontos turísticos gratuitos para visitar no fim de semana em Macapá
Parque abriga diversas espécies de macacos
PMM/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: