Palácio Capanema volta a receber visitas educacionais gratuitas no dia 7 de agosto


Mural de Portinari no Capanema
Sérgio Telles/TV Globo
O Palácio Gustavo Capanema, marco da arquitetura moderna brasileira, no Centro do Rio de Janeiro, recentemente reinaugurado depois de quatro anos de obras de restauração, volta a receber visitas educacionais dia 7 de agosto.
Serão oferecidas visitas educativas gratuitas serão conduzidas por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU UFRJ). A visitas guiadas acontecerão às quintas e sextas-feiras, às 9h, 11h30, 14h00 e 15h30, em português, e quintas às 11h30 e sextas às 15h30, em inglês.
O edifício, projetado por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e uma equipe de modernistas na década de 1930, passou por intervenções que custaram R$ 84,3 milhões em recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A obra foi inaugurada em maio, e agora o palácio se tornou um centro cultural, pronto para receber o público. O prédio também será sede de escritórios do Ministério da Cultura e instituições vinculadas ao órgão.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Como agendar
Os agendamentos devem ser feitos com pelo menos 24 horas de antecedência do horário escolhido. Menores de 12 anos deverão, obrigatoriamente, estar acompanhados de um maior responsável.
Para visitas de grupos escolares ou específicos (nível básico e superior) adota-se procedimento diferenciado, que será anunciado em breve.
Mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Cultura.
Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro
Paula Giolito/Folhapress
Sobre o Palácio
O edifício Palácio Gustavo Capanema é um ícone da arquitetura mundial, com projeto liderado por Lucio Costa e participação de Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcelos e consultoria de Le Corbusier.
Tombado em 1948, o prédio preservou características originais durante a reforma. O palácio estava fechado desde 2019.
Foram preservados itens como o mobiliário de época, azulejos de Candido Portinari e Paulo Osir e afrescos restaurados do próprio Portinari, incluindo a obra Jogos Infantis Brasileiros, no hall social do palácio.
Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, será reinaugurado em 20 de maio
Até mesmo as luminárias e pisos foram recuperados, enquanto janelas e estruturas receberam modernização.
O 16º andar ganhou um café público com terraço e o segundo andar abriga um jardim suspenso projetado por Burle Marx, com vista para a cidade.
Com 16 pavimentos, é um marco da arquitetura modernista e do patrimônio cultural brasileiro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.