
Movimentação intensa de veículos no Complexo Cebolinha, na região do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, nesta terça-feira (29)
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A cidade de São Paulo registrou na tarde desta terça-feira (29) o menor índice de umidade relativa do ar em 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital, marcou apenas 14% de umidade às 16h.
O índice colocou a cidade em situação de alerta para ar muito seco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar para o bem-estar humano é de cerca de 60%.
O recorde anterior era de 20%, registrado em 16 de julho.
Quando os índices ficam entre 11% e 20%, a condição é considerada de alerta, com risco para a saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Segundo o Inmet, a queda acentuada na umidade foi provocada pela entrada de uma massa de ar frio de origem polar, que atua sobre o estado de São Paulo.
Além da capital paulista, outras regiões do país também enfrentaram índices críticos de umidade relativa do ar. Os valores ficaram abaixo de 20% também em estados como Piauí, Bahia, Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
Recomendações
Em períodos de ar muito seco, os especialistas recomendam cuidados como:
Ingerir bastante água ao longo do dia;
Evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes;
Umidificar os ambientes, seja com aparelhos próprios ou com bacias de água;
Manter janelas abertas para ventilação cruzada;
Utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas, se necessário.
Previsão do tempo
O Centro de Gerenciamento da prefeitura informa que a quarta-feira (30) deve começar gelada, com pouca nebulosidade e termômetros em torno dos 8°C. No decorrer do dia o predomínio de sol ajuda a diminuir a sensação de frio, com temperaturas máximas que podem superar os 20°C e índices de umidade atingindo valores próximos aos 35%.
Na quinta-feira (31), persistem as condições de frio durante a madrugada e predomínio de sol e temperaturas em elevação no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 8°C e máximas que podem chegar aos 22°C, com índices de umidade valores em torno de 30%.