Rio Negro seca 53 centímetros em julho, aponta Porto de Manaus


Rio Negro seca 53 centímetros em julho, aponta Porto de Manaus.
Rede Amazônica
O Rio Negro secou 53 centímetros apenas no mês de julho, em Manaus. De acordo com o Porto da capital, responsável pelo monitoramento diário, o rio recuou uma média de 1,71 centímetro por dia ao longo do mês. Nesta sexta (1º), as águas estão em 28,49 metros.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Em 2025, o Negro alcançou a marca de 29,05 metros, conforme dados do porto, ficando cinco centímetros acima da cota de inundação severa, que é de 29 metros.
O processo de enchente começou no dia 13 de outubro do ano passado, após a maior seca dos últimos cem anos no estado. Houve oscilações até 7 de novembro, quando as águas passaram a subir até o dia 8 desse mês.
Ao todo, foram oito meses de cheia, fenômeno que também deixou 42 dos 62 municípios do estado em situação de emergência.
Já em julho, o rio só subiu três centímetros e estagnou no dia 8. Já desde o dia 9, o afluente do Rio Amazonas vazou quase 2 centímetros por dia.
Apesar da vazante, os efeitos da cheia ainda são sentidos em várias regiões do estado. Segundo a Defesa Civil, mais de 500 mil pessoas foram afetadas. Comunidades atingidas enfrentam dificuldades de locomoção, perdas na agricultura e alagamentos em residências.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.