Dois PMs são presos suspeitos de facilitar fuga de grupo que assaltou agência bancária na modalidade ‘novo cangaço’ em MT


Criminosos assaltam agência bancária em MT
Dois cabos da Polícia Militar foram presos, nesse sábado (2), suspeitos de terem facilitado a fuga da quadrilha que assaltou uma agência bancária na modalidade ‘novo cangaço’, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, na última quinta-feira (31).
De acordo com as investigações, os policiais teriam recebido dinheiro para atrasar a perseguição aos criminosos, logo após o assalto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Em nota, a Corregedoria Geral da PM disse que abrirá um procedimento administrativo para adotar todas as medidas cabíveis ao caso.
“A PM reforça que não coaduna com nenhum tipo de crime ou atividade ilícita por parte de seus integrantes, e ressaltou que atua com tolerância zero contra qualquer ato ilegal praticado fora ou dentro da corporação”, diz trecho da nota.
Além dos PMs, os quatro homens flagrados durante o assalto, armados com fuzis, foram presos em Vilhena (RO). Após acessarem o cofre e os caixas eletrônicos, eles fugiram em uma caminhonete levando dois funcionários como reféns, que foram liberados cerca de 10 km depois, às margens da MT-170. Outras duas pessoas foram presas por dar apoio aos assaltantes no crime.
A ação, que mobilizou mais de 100 policiais civis e militares na busca pelos criminosos, contou com o apoio do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá e de Tangará da Serra, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Força Tática e outras unidades da Polícia Militar.
‘Novo Cangaço’
A expressão ‘Novo Cangaço’ é usada para caracterizar a ação de grupos criminosas fortemente armados que cercam pequenas cidades para praticar assaltos, geralmente a agências bancárias.
Essa modalidade de assalto foi nomeada pela polícia em alusão ao histórico bando de Lampião, que levava o medo a cidades do sertão nordestino em meados dos anos de 1930.
Brasnorte possui uma população estimada de 17,4 mil habitantes, conforme estimativa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024.
Criminosos durante assalto estilo ‘Novo Cangaço’ em MT
Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.