Vídeo mostra população depredando e invadindo delegacia para linchar suspeito de matar companheira no AM


Vídeo mostra momento em que população depreda e invade delegacia no Amazonas
Vídeos gravados por moradores de Tonantins, no interior do Amazonas, mostram o momento em que parte da população depreda e invade a 54ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) para linchar José Andrei de Matos Rodrigues, de 36 anos, preso após assassinar a companheira e esfaquear a filha dela no sábado (2). Veja acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A mulher, identificada como Valdilene da Silva Prestes, de 44 anos, foi esfaqueada por José após uma briga. Em seguida, ele atacou a filha da companheira, de 21 anos e fugiu. A jovem está internada no Hospital Frei Francisco. O quadro de saúde dela é estável e a motivação do crime ainda é desconhecida.
As imagens obtidas pela Rede Amazônica mostram José sendo conduzido para dentro da delegacia por policiais. Outro vídeo revela dezenas de moradores revoltados com o crime em frente à unidade policial. Segundo a polícia, fogos de artifício, pedras, pedaços de madeira e até coquetéis molotov foram arremessados contra a delegacia.
Os moradores chegam a atear fogo na parte externa da unidade policial. Eles arrancam grades e invadem o local para retirar o suspeito. Policiais civis presenciam a cena, mas não conseguem conter o grupo. Nas imagens é possível perceber a presença de crianças no local.
Após ser retirado da cela, o homem foi agredido com pauladas, pedradas, socos e chutes. José fica caído e desacordado, quando um homem ainda não identificado despeja um líquido inflamável e o ateia fogo.
Até a atualização mais recente desta reportagem, ninguém foi preso.
Em nota, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que está adotando as medidas cabíveis para identificar e responsabilizar os envolvidos no crime.
Para reforçar a segurança na cidade, a Polícia Militar também informou que enviou um efetivo do Batalhão de Choque, que permanecerá no município até que a ordem seja restabelecida.
População invadiu delegacia e incendiou suspeito de matar companheira no interior do Amazonas
Reprodução/Redes Sociais
Superlotação e falta de estrutura: inspeções identificam série de irregularidades em delegacia no AM
O crime que gerou revolta
De acordo com a polícia, José Rodrigues matou Valdilene Prestes na madrugada de sábado (2). As investigações apontam que ele teria usado um porrete para agredir a vítima. Em seguida, ele esfaqueou o pescoço da companheira.
Horas depois, a filha mais velha da vítima perguntou pela mãe e José mentiu que ela teria saído para se bronzear. Após encontrar o corpo da mãe, a jovem e o suspeito entraram em uma briga corporal. José desferiu três facadas contra a enteada e fugiu.
O ataque à jovem foi testemunhado pelo filho mais novo de Valdilene, de apenas 12 anos. O garoto teria ficado em estado de choque, foi acompanhado pela assistência social do município e encontra-se sob cuidados de uma família da igreja que a mãe frequentava.
Um policial, que preferiu não se identificar, informou à Rede Amazônica que José Rodrigues possuía histórico de violência doméstica, já tendo sido preso ao menos três vezes por agressões cometidas contra Valdilene.
“A partir do momento em que ele era preso, ela ficava na delegacia prestando assistência. Não aceitava o fim do relacionamento por gostar muito dele”, disse o policial.
A prisão de José ocorreu por volta das 21h de sábado, em uma casa na periferia de Tonantins. A polícia afirmou que um enfermeiro se deparou com o suspeito dormindo na varada da residência ao retornar de um plantão e comunicou as autoridades, que efetuaram a prisão.
José Andrei de Matos Rodrigues, de 36 anos, foi queimado vivo por moradores de Tonantins, no Amazonas.
Reprodução/Redes Sociais
Atlas da Violência 2025 mostra dados sobre homicídios no Amazonas em 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.