
Biocombustíveis
No Rio de Janeiro, o lixo ajuda no combate à fome. Carros do Alimenta Rio – programa que coleta doações para o banco de alimentos da cidade – são abastecidos com energia gerada a partir de resíduos orgânicos.
O Ecoparque da Companhia Municiapl de Limpeza Urbana (Comlurb), no Caju, recebe 40% do lixo produzido no Rio. Lá, cascas de fruta e restos de alimentos são separados, triturados e vão para um processo chamado biodigestão.
Assim, são transformados em um tipo de gás, o biogás, que é capaz de produzir eletricidade suficiente para abastecer um carro.
E é essa energia que move um veículo, 100% elétrico, que roda a cidade coletando doações de supermercados para abastecer o programa de combate à fome da cidade.
Ataulfo de Souza, auxiliar de operação do Ecoparque, compartilhou com o RJ1 a satisfação de contribuir com esse processo.
“É muito legal você saber onde seu trabalho tá alcançando”, disse Souza. “A pessoa de fora pensa que o lixo chega aqui, a gente leva pro aterro sanitário e acabou. Não sabe como é grandioso, engenhoso esse processo. Vale a pena, bastante. Eu me sinto um felizardo de estar participando, entendeu.”
Resíduos orgânicos viram energia e adubo no Ecoparque da Comlurb.
Reprodução
O que sobra dessa energia limpa e renovável é usado na usina do Ecoparque e ajuda a manter o funcionamento do local.
O que não vira biogás é aproveitado como adubo, usado em hortas comunitárias, na agricultura urbana e até na manutenção de praças e jardins da cidade.
“A gente tem a oportunidade de transformar matéria orgânica em valor”, conta o Bernardo Ornelas, coordenador de projetos da Comlurb. “Tratando esse resíduo aqui, a gente evita o transporte, com isso a gente evita as emissões do gás carbônico, que vem do diesel, dos caminhões, e também evita a emissão de metano que vem do aterro sanitário.”
Galhos de podas das ruas também são aproveitados. Eles são triturados e usados por indústrias de cerâmica, no lugar da lenha ou outras fontes poluentes.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.