
Capivara encontrada em Ribeirópolis (SE).
Vagner Teixeira
Uma capivara foi encontrada na manhã desta terça-feira (5) na área urbana da cidade de Ribeirópolis. De acordo com um morador, os órgãos ambientais foram acionados, mas até o início desta noite o animal permanecia no mesmo local.
“Ela estava mais assustada que agressiva, apesar de avançar em três cachorros. Inclusive muita gente vendo ela e a fotografando o dia inteiro. Ela se comportou muito bem”, disse o servidor público e morador da cidade, Vagner Teixeira.
📱Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou que não foi possível resgatar o animal nesta terça, devido a outras demandas, mas que agendou o serviço de resgate em Ribeirópolis para o início da manhã desta quarta-feira (5).
De acordo com a Adema, as capivaras são os maiores roedores do mundo. São herbívoros, se alimentam de grama e vegetações que ficam próximas aos rios, lagos e mangues. “No geral, são animais bem pacíficos, que não atacam seres humanos a não ser que seja uma fêmea com seus filhotes, pois são animais bem zelosos com suas crias. A recomendação, ao encontrar uma capivara, é que a pessoa não se aproxime”, alertou o veterinário da Adema, Daniel Allievi.
A Adema orienta a população a não manusear, alimentar ou medicar capivaras ou outros animais silvestres. Deve-se chamar os órgãos ambientais para fazer o resgate, através de profissionais devidamente capacitados para o manejo adequado. A equipe de resgate da Adema pode ser acionada pelo whatsapp (79) 99983-7148, todos os dias das 08h às 13h. Em caso de indisponibilidade da nossa equipe, também é possível acionar a Polícia Ambiental pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Relembre outras aparições de capivaras em Sergipe
Capivara recebe ajuda de policiais para não ser atropelada em Aracaju
Leia mais:
Capivara recebe ajuda de policiais militares para não ser atropelada em Aracaju