É #FAKE que deputado bolsonarista deu entrevista à GloboNews com esparadrapo na boca, nos olhos e nos ouvidos; conteúdo foi criado com inteligência artificial


É #FAKE vídeo que mostra deputado dando entrevista com olhos, nariz e boca cobertos com esparadrapo
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que um deputado golpista, de olhos, ouvidos e boca vedados, deu uma entrevista à Globonews na qual pediu a obstrução na Câmara e no Senado. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado nesta quinta-feira (5) no Bluesky e no X, onde teve mais 400 mil visualizações, o vídeo mentiroso mostra um homem de terno e gravata com olhos, bocas e ouvidos tapados esparadrapos, emitindo apenas ruídos. A cena simula uma entrevista – é possível ver um microfone com símbolos antigos da TV Globo e do g1.
A legenda no X diz: “Agora: deputados que obstruíam as votações da Câmara e se diziam censurados fazem grave denúncia na GloboNews”. O perfil que divulgou o material falso descreve-se como “metade piada, metade reclamação”.
O vídeo falso foi publicado no mesmo dia em que deputados e senadores da oposição ao governo fizeram um protesto no Congresso Nacional contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e uma tentativa de pressionar a aprovação de uma anistia ampla e irrestrita para os acusados pelo 8 de Janeiro.
Nos plenários da Câmara e do Senado, parlamentares ocuparam a Mesa Diretora e colaram esparadrapos na boca como forma de protesto. Eles afirmaram que só deixariam o local quando o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), colocasse em pauta pedidos de impeachment contra Moraes (leia mais ao final desta reportagem).
⚠️ Por que o post é mentiroso?
O vídeo não mostra cenas reais. As imagens foram criadas com uso de inteligência artificial (IA). O Fato ou Fake submeteu o conteúdo ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a IA da própria empresa. A análise apontou uso desse recurso no material. Além disso, é possível observar, no canto inferior direito do quadro, o termo “VEO” (a ferramenta do Google que cria vídeos ultrarrealistas).
Além disso, a suposta entrevista jamais existiu, informação que foi confirmada ao Fato ou Fake pela GloboNews. Detalhe: o microfone exibido na cena imita um modelo antigo.
Diante da repercussão do vídeo e da quantidade de pessoas que acreditaram, o autor da conta no X esclareceu que o conteúdo é feito com inteligência artificial e apontou para o logo do VEO. “Gente, é IA. Olha ali no canto o “VEO”, afirmou.
📌 Qual o contexto da fake?
Diante da mobilização da oposição, as sessões da Câmara dos Deputados e do Senado previstas para esta terça foram canceladas.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou o encerramento da sessão por meio das redes sociais e disse que convocaria uma reunião de líderes para tratar da pauta de votações.
Alcolumbre divulgou uma nota na qual criticou a atitude dos parlamentares da oposição, chamando a mobilização de “exercício arbitrário das próprias razões”. Ele pediu “serenidade” e “espírito de cooperação” para que “o bom senso prevaleça”.
Segundo a definição oficial do Congresso, obstrução é a utilização, pelos parlamentares, de meios regimentais para protelar ou evitar a votação de determinada matéria. Ao ocupar fisicamente o espaço destinado às Mesas Diretoras das Casas, deputados e senadores estão agindo fora de instrumentos regimentais para impedir as atividades no Congresso.
É #FAKE vídeo que mostra deputado dando entrevista com olhos, nariz e boca cobertos com esparadrapo
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.