
Rodovias do litoral de SP recebem obras de duplicação e modernização
Divulgação/Governo de SP
As obras de ampliação e modernização no ‘Lote Litoral Paulista’ já contemplam cerca de 135 mil metros quadrados da malha viária e têm como destaque a duplicação completa da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega — nos trechos entre Bertioga e Santos e entre Peruíbe e Miracatu — além de melhorias em importantes segmentos das rodovias SP-055, SP-98 e SP-88.
Com investimento de R$ 4,3 bilhões, o pacote de obras sob responsabilidade do Consórcio Novo Litoral (CNL), contempla a construção de vias marginais e a revitalização de estradas estratégicas na Baixada Santista e região. A previsão é que as intervenções sejam concluídas entre 2027 e 2028.
As obras estão em andamento, com sete frentes operacionais e oito bases espalhadas pela malha viária. Os serviços envolvem aplicação de pavimento, reparos estruturais e implantação de bases de atendimento ao usuário.
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Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado, as duplicações vão viabilizar um novo acesso ao Porto de Santos e aliviar o fluxo nas rodovias do Sistema Anchieta–Imigrantes (SAI), que promete mais fluidez e segurança ao transporte regional.
O que está previsto:
Rodovias do litoral de SP vão ganhar duplicação e marginais
Divulgação/Governo de SP
Duplicações da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega;
Construção de 108 quilômetros de marginais com iluminação e calçamento;
27 passagens em desnível;
22 quilômetros de acostamentos;
Ciclovias e novas passarelas, ampliando a conectividade urbana e a segurança.
A CNL recebeu a concessão das rodovias do Lote Litoral Paulista por um período de 30 anos, com investimentos previstos como parte do contrato firmado com o Governo de São Paulo.
Entre as vias sob sua administração estão trechos das rodovias SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domenico Rangoni), SP-98 (Mogi-Bertioga) e SP-88 (Mogi-Dutra), consideradas estratégicas para a mobilidade e logística da região.
Pedágio
A cobrança de tarifas, segundo o estado, será permitida apenas após a conclusão das melhorias contratuais obrigatórias, incluindo recapeamento, sinalização, comunicação e implantação de serviços essenciais.
O modelo adotado será a de cobrança automática (free flow), com pórticos instalados nos trechos e cobrança proporcional à distância percorrida. Motocicletas estarão isentas, e usuários frequentes contarão com descontos e gratuidade nas marginais.
Sistema free flow Lote Litoral Paulista
Divulgação/Artesp
Os primeiros pórticos eletrônicos devem entrar em operação em novembro de 2025 em trechos dos municípios de Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri. Já nas cidades de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande, a previsão é de que comecem a funcionar em 2027.
No trecho entre Peruíbe e Praia Grande, a cobrança só será iniciada após a entrega das marginais, assegurando acesso gratuito a moradores e trabalhadores por vias paralelas.
O projeto foi estruturado com base em consultas públicas realizadas em 2019 e reformulado em 2023 após nova rodada de participação popular. Mais de 180 sugestões foram incorporadas, com adesão de todas as prefeituras envolvidas.
A fiscalização das obrigações contratuais ficará sob responsabilidade da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
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