Falha global atrasou voos da United Airlines para os EUA que sairiam de Guarulhos; situação está normalizada


Imagem de um Boeing da United Airlines
Konstantin von Wedelstaedt/Wikipedia Commons
Uma falha tecnológica global nos sistemas da empresa aérea United Airlines suspendeu todos os voos da companhia no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite de quarta-feira (6).
Segundo a empresa, pelo menos quatro voos da empresa que seguiriam para os Estados Unidos foram prejudicados, em razão da interrupção tecnológica.
O problema no sistema da empresa em solo norte-americano aconteceu às 17h12 (19h12 no horário de Brasília). No Brasil, os atrasos se deram nas viagens que sairiam de Guarulhos a partir das 21h.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo informou a empresa, a opção foi manter as aeronaves em solo nos aeroportos ao redor do mundo até que a situação se normalizasse.
Por meio de nota enviada à TV Globo por volta das 22h50, a empresa afirmou que a falha global já tinha sido resolvida e que a situação das partidas estava sendo normalizada.
“Estamos trabalhando com os clientes para levá-los aos seus destinos após uma interrupção tecnológica na noite de quarta-feira. O problema tecnológico subjacente foi resolvido e, embora esperemos atrasos residuais, nossa equipe está trabalhando para restaurar nossas operações normais”, disse a empresa.
A companhia explicou que tratou o caso como “um atraso controlável, o que significa que pagamos as despesas dos clientes, como hotéis, quando aplicável”.
Segundo a United, o sistema afetado é denominado Unimatic, que armazena informações sobre cada voo, que são então alimentadas para outros sistemas, incluindo, por exemplo, aqueles que calculam peso e balanceamento e rastreiam os horários dos voos.
E emendou: “A interrupção começou às 17h12 (horário central dos EUA) e foi resolvida em poucas horas, embora os atrasos residuais tenham continuado até a noite de quarta-feira. Essa interrupção não estava relacionada a preocupações recentes com segurança cibernética no setor aéreo”.
Na manhã desta quinta-feira (7) a situação já estava normalizada e todos os voos da empresa estão previstos para o horário normal, segundo mostra o sistema de monitoramento da concessionária GRU Airport.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.