Inpe divulga dados de alerta de desmatamento: 4,4 mil km2

O acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal está em, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quinta-feira (7).
“Na Amazônia, temos quase um empate com o ano passado. O lado ruim é que interrompeu o ciclo de queda nos alertas de desmatamento que o governo vinha gerando. Mas poderia ser pior, se o Ibama não tivesse agido firmemente com os embargos sobre desmatamentos ilegais. De qualquer maneira, continuamos com muita Amazônia sendo devastada todos os anos, uma realidade impulsionada por forças como o Congresso, os governo locais e até mesmo setores dentro do próprio governo”, comenta Marcio Astrini, do Observatório do Clima.
Os dados são do sistema Deter, que leva em conta os alertas de desmatamento. Ele produz sinais diários de alteração na cobertura florestal e os dados mostram o tamanho das áreas identificadas pela ferramenta de agosto de 2024 a julho de 2025.
📉 No ano passado, a área sob alerta de desmatamento na Amazônia de agosto de 2024 a junho de 2025 aumentou 8,4%, chegando a 3.959 km² em comparação ao período de agosto de 2023 a junho de 2024, em que foi de 3.652 km².
Adicionar aos favoritos o Link permanente.