Mais de 180 mil famílias no MA podem receber parabólica digital gratuita; saiba como ter acesso


Instalação de parabólica digital é gratuita para os inscritos do CadÚnico
Siga Antenado / Divulgação
Vinte e cinco municípios do Maranhão poderão receber a instalação gratuita da nova parabólica digital. Nas cidades contempladas no estado, 180.396 famílias inscritas no CadÚnico estão aptas a fazer a solicitação do equipamento até 12 de outubro deste ano.
Contexto: A troca é importante porque, desde o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil, em 31 de dezembro de 2023, a TV aberta não tem mais transmitido sinais para as antenas antigas.
A iniciativa, do Ministério das Comunicações (MCom), é executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) e tem foco na democratização do acesso à TV a famílias beneficiárias do Cadastro Único (CadÚnico) em cidades com sinal inexistente ou precário de TV aberta.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
O novo equipamento garante acesso gratuito a uma programação com mais de 100 canais, som e imagem em alta definição e maior estabilidade de sinal.
“O Brasil Antenado representa o nosso compromisso com a inclusão e o acesso à informação como direito. É o Brasil que precisa ser visto, ouvido e antenado”, afirma Leandro Guerra, CEO da EAF.
Os municípios maranhenses atendidos são: Afonso Cunha, Apicum-Açu, Arame, Bacuri, Cantanhede, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Fortuna, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa do Mato, Marajá do Sena, Parnarama, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Pirapemas, Porto Rico do Maranhão, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Serrano do Maranhão e Turiaçu.
Quem pode solicitar o kit gratuito
O governo federal, através do programa Siga Antenado, distribui os kits gratuitamente para famílias de baixa renda. Cada família tem direito a apenas um kit, independentemente do número de televisores na residência. Veja os critérios das famílias que têm direito:
Devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)
Devem usar uma antena parabólica tradicional ainda em funcionamento
Devem ter uma renda familiar de até três salários-mínimos
Como realizar o agendamento
O agendamento para receber o kit pode ser feito pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, também disponível por WhatsApp. A instalação é totalmente gratuita, incluindo o fornecimento do kit digital. O beneficiário deve ter em mãos o CPF ou o NIS do responsável pela família.
Veja também:
Maranhão registra baixa procura por novas antenas parabólicas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.