
Incêndio atinge Floresta Nacional de Brasília perto da BR-070.
TV Globo/Reprodução
Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (7), um trecho da Floresta Nacional de Brasília.
Questionado sobre o combate, o Corpo de Bombeiros do DF chegou a afirmar inicialmente que o fogo seria uma “queima prescrita” sob supervisão da própria brigada de incêndio da Floresta Nacional.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
🔥Queima controlada🔥é uma técnica de manejo para evitar que um fogo acidental (ou criminoso) se alastre. A ação consiste em eliminar o material combustível naquela área – folhas e gravetos secos, por exemplo. O brigadista queima pequenas faixas do terreno para eliminar essa vegetação seca, formando “mosaicos” de áreas queimadas e não queimadas.
Em seguida, o próprio ICMBio – gestor da unidade de conservação – afirmou ao g1 que o incêndio às margens da BR-070, à tarde, não era uma ação controlada.
Segundo o instituto, a queima controlada foi feita pela manhã, e em outro ponto da floresta.
Até o fim da tarde, as chamas ainda não tinham sido extintas e a área queimada ainda não tinha sido calculada. Segundo o ICMBio, bombeiros, equipes do Ibram e da própria brigada da Floresta Nacional atuavam no combate ao fogo.
O que diz o ICMBio
“Um incêndio atinge a Floresta Nacional de Brasília na tarde desta quinta-feira (07), margeando a Br 070. O ICMBio acionou a brigada e está realizando o combate neste momento com o apoio do CBM/DF e do Instituto Brasília Ambiental/DF.
Esclarecemos que, na parte da manhã, o ICMBio realizou uma atividade de queima prescrita, que consiste no uso do fogo devidamente controlado para finalidade de prevenção. Esta atividade fica em ÁREA diferente da que foi atingida por incêndio florestal, portanto, sem nenhuma correlação.”
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.