Ceará é referência nacional em desenvolvimento empreendedor


Sebrae Ceará sedia Encontro Nacional de Cidades e Territórios Empreendedores
Sebrae Ceará
Num Brasil que busca alternativas sustentáveis para crescer com equidade e inclusão, o desenvolvimento de cidades, estados e regiões passa cada vez mais pela valorização dos pequenos negócios. E poucos estados têm avançado tanto nessa direção quanto o Ceará. Ao sediar o Encontro Nacional de Cidades e Territórios Empreendedores, promovido pelo Sebrae, o Ceará reafirma sua posição de vanguarda na promoção de soluções que unem planejamento público, empreendedorismo e inovação como motores do desenvolvimento regional.
O encontro representa um marco institucional, reconhecendo toda uma trajetória construída com base no diálogo, na estratégia e na ação integrada entre poder público, setor produtivo e sociedade civil. E essa referência positiva tem inspirado outros estados a adotarem modelos semelhantes. No Ceará, todos os 184 municípios já integram a metodologia dos Territórios Empreendedores, estratégia nacional do Sebrae que conecta lideranças locais, identifica vocações regionais e fomenta soluções para transformar potencial em resultado.
Baseada em pilares como a desburocratização, a educação empreendedora, o crédito orientado, o cooperativismo e a inovação, a estratégia dos Territórios Empreendedores surge como um desdobramento natural do projeto LÍDER, ampliando seu alcance e fortalecendo a governança territorial. É uma construção contínua e colaborativa entre prefeitos, empresários, professores, técnicos e representantes do terceiro setor que se reúnem para juntos construir planos de desenvolvimento para cada região.
“Essa ação teve início com a transformação dos territórios a partir das lideranças locais. Entendemos que as governanças regionais são elos estratégicos para promover o desenvolvimento do estado do Ceará. Foi com essa visão que começamos, por meio do Programa Líder, um processo de formação e mobilização de lideranças em todas os doze territórios regionais. E o Ceará é destaque nacional justamente porque todos os seus territórios já tem agendas estruturadas, focos definidos e estão organizando suas governanças por meio das agências de desenvolvimento regional”, afirma Wilma Almeida, articuladora da Unidade de Articulação e Políticas Públicas.
Ao promover esse modelo em nível nacional, o Sebrae estimula uma mudança estrutural na forma como os territórios se organizam para crescer. No Ceará, essa mudança já está em curso e caminha a passos largos. Com presença ativa nos municípios, o Sebrae Ceará atua lado a lado com os gestores locais para transformar ideias em projetos, vocações em cadeias produtivas e desafios em oportunidades de crescimento.
A decisão de sediar o Encontro Nacional de Cidades e Territórios Empreendedores no Ceará mostra que o estado apresenta exemplos concretos de desenvolvimento. Afinal, o Ceará respira empreendedorismo e é da cooperação entre lideranças públicas e privadas que nascem políticas públicas transforadas em trajetórias de sucesso.
“O território é uma metodologia de trabalho do Sebrae que estimula as vocações locais e fortalece o empreendedorismo com foco em transformar a realidade econômica e social das regiões brasileiras. Ao promover a troca de experiências entre diferentes regiões, contribuímos para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento dos pequenos negócios”, afirma Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae Ceará.
Quer conhecer as estratégias que estão reposicionando o Ceará como um território de oportunidades?
Acesse o Programa Cidades e Territórios Empreendedores e descubra como o Sebrae tem contribuído para construir um Brasil mais próspero, sustentável e conectado com o que há de melhor em cada região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.