Maior carreta a passar pela Dutra leva 3 horas para percorrer 24 km e para em São José
Uma carreta gigante está transportando um transformador pela rodovia Presidente Dutra, via que liga São Paulo e Rio de Janeiro.
Com custo milionário e dimensões únicas, o conjunto, considerando carreta e carga, é o maior da história a passar pela rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
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O veículo estacionou no trecho de São José dos Campos (SP) no início da tarde desta sexta-feira (8) e deve seguir viagem na próxima semana, até chegar no porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. De lá, a carga vai seguir caminho pelo mar até a Arábia Saudita.
O g1 preparou uma reportagem com 10 perguntas e respostas sobre a carga gigante, detalhando custos, a dimensão da carga, como funciona a operação e todos os riscos envolvidos. Confira:
Quais as dimensões do conjunto, considerando carreta e carga?
Quais as dimensões da carga transportada?
Quantos quilômetros a carreta roda por dia?
Qual o tempo total estimado da viagem de Guarulhos até Itaguaí?
Quais medidas de segurança estão sendo adotadas durante a operação?
Por que a carga não pode rodar no fim de semana?
Qual é a logística montada para conseguir levar a carga para a Arábia Saudita?
Quantas cargas dessa proporção devem passar pela Dutra?
Quanto custa uma operação como essa?
Quantas pessoas estão envolvidas na operação?
Conjunto de 136 metros e 845 toneladas para transportar carga à Arábia Saudita passa pelo Vale do Paraíba
Divulgação/CCR RioSP
1 – Quais as dimensões do conjunto, considerando carreta e carga?
O conjunto, considerando carreta e carga, é o maior da história a passar pela rodovia que liga São Paulo e Rio de Janeiro, segundo a Polícia Rodoviária Federal: são 136 metros e 845 toneladas.
Confira características do conjunto:
845 toneladas;
136 metros de extensão;
6 metros de largura;
59 eixos;
398 pneus.
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2 – Quais as dimensões da carga transportada?
A carga é de um transformador produzido em Guarulhos (SP) e que será transportado pela rodovia até Itaguaí (RJ). Apesar disso, o destino final do produto é Arábia Saudita.
O transformador pesa 350 toneladas e mede 11 metros de comprimento, 5 de altura e 4,5 de largura.
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3 – Quantos quilômetros a carreta roda por dia?
Por questões de segurança e também para evitar congestionamentos intensos, a carreta roda somente de 20 a 30 km por dia.
E, como roda a uma velocidade máxima de apenas 20 km/h, o veículo ocupa praticamente toda a pista.
Nesta sexta-feira (8), o conjunto percorreu 24 quilômetros em cerca de três horas. Uma carreta comum, que pode trafegar a 90 km/h, poderia fazer o mesmo trajeto em 20 minutos, por exemplo.
O transporte causou congestionamento na Dutra. O pico registrado pela concessionária foi de 11 km.
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Carga especial de 845 toneladas passa pela Dutra nesta sexta-feira (8)
4 – Qual o tempo total estimado da viagem de Guarulhos até Itaguaí?
A estimativa da empresa é que leve de 20 a 25 dias para que o transporte seja concluído até o porto no Rio de Janeiro.
“A gente estimou entre 20 e 25 dias, mas depende de vários fatores. Em 45 dias nós vamos ter três unidades no porto e, quando a gente colocar no navio, vai mais uns 30 dias até Arábia Saudita”, explicou Alexandre Malveiro, vice-presidente da Unidade de Negócios Transformadores da empresa Hitachi Energy.
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5- Quais medidas de segurança estão sendo adotadas durante a operação?
Todo o trajeto conta com o apoio operacional da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal, com escolta e acompanhamento técnico para garantir a segurança dos usuários e da operação logística.
Durante o deslocamento, a carga pode ocupar duas faixas de rolamento simultaneamente, devido às suas dimensões. Por isso, a empresa reforça a importância de os motoristas manterem a atenção redobrada à sinalização, respeitarem o distanciamento do veículo à frente e acompanharem as informações nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs) distribuídos ao longo da rodovia.
A operação, além da CCR RioSP, da empresa responsável pela carga e da transportadora, envolve também a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP).
A PRF informou que está preparada para fazer o transporte e “causar o menor impacto possível aos usuários da rodovia”.
Por questões de segurança, em caso de condições climáticas adversas, como neblina intensa, a carga pode ter a movimentação temporariamente suspensa até que haja condições adequadas para a operação, segundo a concessionária.
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6 – Por que a carga não pode rodar no fim de semana?
Segundo a empresa responsável pela carga, o transporte não pode acontecer nos sábados e domingos porque o movimento de veículos é maior na rodovia aos finais de semana.
Como o transporte influencia no trânsito por conta da baixa velocidade em que é realizado, a operação é suspensa nos sábados e domingo para não atrapalhar o tráfego de veículos.
“A gente depende de uma série de condições. A primeira é a condição climática: a gente não pode fazer o transporte em dia de chuva. Outros dias que não pode rodar são sábados e domingos, porque a rodovia tem um tráfego mais intenso de pessoas se deslocando para interior, praias e tudo mais”, explica Alexandre Malveiro, vice-presidente da Unidade de Negócios Transformadores da empresa Hitachi Energy.
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Operação para transportar carga de 800 toneladas na Dutra
Divulgação/CCR RioSP
7 – Qual é a logística montada para conseguir levar a carga para a Arábia Saudita?
A carga que está sendo transportada atualmente na Dutra tem como destino o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Quando for entregue ao porto, a carga vai esperar a chegada de outras duas unidades, que serão transportadas juntas em um navio para a Arábia Saudita. O transporte de navio deve levar 30 dias.
“Essa unidade está sendo transportada agora, e depois nós temos outras duas na sequência. Vamos despachar as três unidades no mesmo navio para ter uma eficiência um pouco melhor em termos de custo.”
“Então estamos transportando a primeira, a segunda vai começar daqui 15 dias e depois em mais 15 dias sairia a terceira peça. Então estamos falando de 45 dias para as três unidades estarem no navio, e aí mais uns 30 dias até a Arábia Saudita”, completa Malveiro.
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8 – Quantas cargas dessa proporção devem passar pela Dutra?
Além desta carga, há mais 13 com previsão para serem transportadas na Dutra em até um ano e meio.
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9 – Quanto custa uma operação como essa?
A operação tem um custo em torno de R$ 2 a R$ 3 milhões para chegar até o porto marítimo. Para ter noção, no deslocamento pela Dutra a carreta gigante vai pagar pedágio de cerca de R$ 3 mil. Por mar, a operação ganha novos custos.
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10 – Quantas pessoas estão envolvidas na operação?
São cerca de 50 pessoas envolvidas na operação de transporte da carga.
“Tem motoristas, operadores, mecânicos, borracheiros, batedores. Cada um faz a sua função. E sempre tem a duplicidade nos cargos, para não haver nenhum problema de falta de profissional em alguma hora. Tem pessoas que ficam posicionadas estrategicamente para poder ver a passagem da carga, orientar o desnivelamento, fechamento de via. É tudo muito bem traçado”, explica Fabrício Verpa, gerente de operações da transportadora da carga.
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