Frente fria traz chuva forte, ventania e ressaca ao RJ neste fim de semana

Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical avança sobre o Sudeste e muda o tempo no estado do RJ neste fim de semana. Por conta disso, segundo o Climatempo, a cidade do Rio vai registrar chuva forte, ventania e ressaca nos próximos dias.
Neste sábado (9), a previsão é de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h, principalmente no Grande Rio, na Costa Verde e na Região Serrana.
Na noite desta sexta-feira (9), ventos e chuva forte foram registrados em vários pontos da cidade fluminense. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a queda de uma árvore, durante um temporal, deixou 2 pessoas feridas.
O Sistema Alerta Rio emitiu um aviso meteorológico com previsão de rajadas de vento de intensidade moderada a forte a qualquer momento. As rajas poderão atingir intensidade entre 40 km/h e 75,9 km/h, entre 0h de sábado e 23h59 de domingo (10).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Segundo o Climatempo, os termômetros não passarão dos 21º C no sábado (9), e a chuva deve continuar até segunda (11).
LEIA TAMBÉM: Onda de frio chega ao Sudeste e 5 capitais devem ter mínimas abaixo de 10 °C no fim de semana
Na noite da sexta, segundo o Sistema Alerta Rio, o bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio, foi um dos bairros mais atingidos pela chuva. Já na Zona Norte a chuva forte atingiu a Tijuca.
Ressaca
Nesta sexta, a Marinha do Brasil emitiu um novo aviso de ressaca para orla da cidade. O fenômeno terá início às 0h deste domingo (10) e previsão de término às 3h de segunda-feira. As ondas podem atingir alturas de até 2,5 metros.
Por conta disso, o Centro de Operações Rio fez algumas orientações para quem for as praias da capital durante o período de ressaca:
Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca.
Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso.
Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros.
Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa.
Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia.
Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.