Governo federal investe R$ 51 milhões em obras no Parque Nacional da Serra da Canastra, guardião da nascente do Rio São Francisco


Nascente do Rio São Francisco em São Roque de Minas
ICMbio/Divulgação
O governo federal investe R$ 51 milhões em obras no Parque Nacional da Serra da Canastra. Os recursos são usados na reforma das estradas de acesso ao parque. As obras buscam melhorar o acesso ao parque, reduzir o assoreamento dos cursos d’água e conter a perda de solo em uma das áreas de maior relevância ecológica do país.
A portaria 1, em São Roque de Minas, único acesso pela região Centro-Oeste, fica interditada até terça-feira (12) para obras de calçamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
A visitação aos atrativos do Chapadão, Nascente Histórica do Rio São Francisco, Curral de Pedras, Garagem de Pedras e parte alta da Casca D’anta ocorre normalmente pela portaria 2, em São João Batista da Canastra (Sul de Minas) e Sacramento (Alto Paranaíba).
Os recursos são investidos no parque para proteger, principalmente, a nascente do Rio São Francisco. As obras começaram em junho com recursos da Eletrobras, segundo os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Bacia do São Francisco
A expectativa é que as obras beneficiem a biodiversidade e a qualidade da água na bacia do São Francisco, com ações de plantio de mudas, revegetação e estabilização do solo.
“Preservar a nascente do Rio São Francisco é fundamental para garantir todo o uso múltiplo que sua Bacia representa”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Além dos ganhos ambientais, a melhoria nas estradas beneficia os visitantes que acessam o parque e as equipes de monitoramento e manutenção. As obras aumentam a segurança e fortalecem a logística entre os municípios do entorno.
Portaria I, em São Roque de Minas, está interditada para obras de calçamento
Eletrobras/ Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Parque Nacional da Serra da Canastra será concedido à iniciativa privada
VÍDEO: após chuvas, nascente do Rio São Francisco transborda no Parque Nacional da Serra da Canastra
VEJA TAMBÉM: Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) foi criado há 50 anos para proteger nascente histórica do Rio São Francisco
Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) foi criado há 50 anos para proteger nascente histórica do Rio São Francisco
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
A
Adicionar aos favoritos o Link permanente.