
Cobra é filmada em árvore no Parque das Graças, no Recife
De garças a jacarés, além das carismáticas capivaras, o Parque das Graças, na Zona Norte do Recife, tem uma diversidade de fauna. Mas, no domingo (10), quem passou pelo local se deparou com um visitante inusitado e assustador. Uma cobra enorme foi vista em uma das árvores, próxima dos bancos e mesas onde famílias costumam fazer piqueniques (veja vídeo acima).
Ao g1, testemunhas contaram que a jiboia tinha cerca de dois metros e estava há horas no local. A brigada ambiental chegou a ir ao local fazer o resgate, mas o animal tinha acabado de comer e não podia ser perturbado. No dia seguinte, a cobra já tinha “dado um perdido” e sumido do parque.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Os vídeos foram feitos por volta das 19h30 do domingo (10) e mostram a chegada da brigada ambiental. Nas imagens, enviadas para o Canal Globo, é possível ver três homens fardados carregando uma caixa de transporte para animais.
Em outro momento, o vídeo mostra a cobra enrolada no tronco de uma das árvores do parque, com uma parte do abdômen dilatada.
De acordo com a prefeitura do Recife, a responsabilidade do resgate é da brigada ambiental da Polícia Militar. Os agentes aparecem nas imagens tentando alcançar o animal com um gancho, instrumento usado no manejo de animais silvestres.
A cobra não reage e continua enrolada na árvore, apenas mexendo lentamente a cabeça.
Cobra tinha se alimentado e estava em árvore do Parque das Graças
Reprodução/Whatsapp
Segundo a gestão municipal, responsável pelo Parque das Graças, a jiboia não oferece risco aos humanos e foi deixado no local onde estava para ser resgatado na manhã desta segunda-feira (11).
Porém, quando as equipes da prefeitura chegaram ao local, a cobra não foi mais localizada.
Procurada pelo g1, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, informou que não registrou a ocorrência, mas que iria enviar um efetivo ao local. Não foi confirmado para onde ela seria encaminhada, caso o resgate ocorresse.
Cobra gigante aparece em condomínio e assusta moradores no Grande Recife
Flagrantes da fauna
A cobra não é o primeiro flagrante inusitado no Parque das Graças. Em julho deste ano, uma família de capivaras e um jacaré foram vistos descansando juntos, em harmonia, no Rio Capibaribe. O momento foi filmado pelo drone da TV Globo.
De acordo com a bióloga Betânia Guilherme, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), essa interação entre as espécies, embora inusitada, é comum.
A convivência é possível porque os roedores utilizam estratégias de camuflagem, como se cobrir com lama do mangue, para disfarçar o cheiro que atrai o jacaré.
Família de capivaras e jacaré são flagrados descansando juntos no Rio Capibaribe
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias