No primeiro semestre deste ano, abertura de empresas cresce 17,3% na região de Presidente Prudente


Calçadão de Presidente Prudente (SP)
Arquivo/g1
Com um crescimento de 17,3% na região de Presidente Prudente (SP) no primeiro semestre de 2025, a abertura de empresas segue em alta no Oeste Paulista.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme os dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram abertas 2.404 novas empresas e, no período do ano passado, foram registradas 2.049 constituições.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente (Acipp), Raul Audi Junior, a projeção para o crescimento do setor é positiva com a entrada de novas empresas, movimentando a economia de Presidente Prudente e contribuindo na geração de renda e emprego.
“No 1º semestre, assumimos a 7º posição em empreendedorismo, dentre todas as regiões do Estado de São Paulo. Esses números (os mais altos de toda a série histórica iniciada em 1998), reforçam a vocação empreendedora de Presidente Prudente e região, cujo desempenho é puxado por novos pequenos negócios, especialmente os microempreendedores individuais (MEI)”, contou ao g1.
“Esses últimos dados sinalizam um ambiente favorável para nossa economia repetir, e até superar, esse desempenho no 2º semestre deste ano”, explicou o presidente.
Já sobre o apoio que os empresários recebem durante a jornada do empreendedorismo, Junior contou que o incentivo por parte de empresas e órgãos públicos também é crescente.
“Por um lado, há todo um esforço dos governos, como em desburocratizar a abertura das empresas. Por outro, temos instituições como as Associações Comerciais, Sebrae e prefeituras realizando um trabalho local de valorização do empreendedorismo, estimulando o ambiente de negócios, proporcionando qualificação para quem quer empreender com mais segurança”, finalizou ao g1.
Além disso, o avanço no estado de São Paulo também se reflete no saldo líquido de empresas, diferença entre aberturas e baixas, que alcançou 123.934 no semestre.
O número representa um salto de 22,12% na comparação com os primeiros seis meses de 2024, quando o saldo foi de 101.483.
Os dados, os mais altos de toda a série histórica iniciada em 1998, confirmam a tendência de crescimento consistente e reforçam o ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo em São Paulo.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.