
Apesar da seca e baixa umidade, cidades registram chuva no Piauí
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (11) que 27 municípios do Piauí estão sob alerta de perigo amarelo de baixa umidade. Apesar das altas temperaturas e seca na maior parte do estado, algumas cidades registraram chuva nesta segunda (11) e o g1 recebeu registros em três delas: Floriano, Itaueira e Valença do Piauí (veja vídeo acima).
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o calor intenso aquece a superfície e cria áreas de baixa pressão. Essas áreas atraem ar quente e úmido, que sobe, esfria e se condensa, formando nuvens e provocando chuva.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“O território está aquecido, então a gente tem focos de calor acima da média. A vegetação ressecou mais rápido, assim como a água da superfície e dos solos. Isso contribui para que as áreas de baixa pressão atraiam umidades residuais do entorno”, explica Sara Cardoso.
No Nordeste, a chuva de agosto é conhecida como “Chuva do Caju”, por ocorrer durante a florada dos cajueiros. No Piauí, agosto marca o fim do período mais ameno antes do BR-Ó-Bró, que inclui os meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro e dezembro.
Cidades alerta de perigo amarelo para baixa umidade
‘Chuva do caju’: em meio a alerta de baixa umidade, cidades do Piauí registram chuvas isoladas
Laura Moura /g1
Alvorada do Gurguéia
Avelino Lopes
Baixa Grande do Ribeiro
Barreiras do Piauí
Bom Jesus
Caracol
Corrente
Cristalândia do Piauí
Cristino Castro
Curimatá
Currais
Gilbués
Guaribas
Júlio Borges
Manoel Emídio
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Palmeira do Piauí
Parnaguá
Redenção do Gurguéia
Riacho Frio
Ribeiro Gonçalves
Santa Filomena
Santa Luz
São Gonçalo do Gurguéia
Sebastião Barros
Uruçuí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube