Baleias-jubarte aparecem no mar de Maracaípe e encantam pescadores; VÍDEO


Baleias-jubarte são vistas no mar de Maracaípe e pescador vibra: ‘Glória a Deus’
Um grupo de baleias-jubarte foi visto por pescadores no mar de Maracaípe, uma das praias turísticas mais famosas de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco (veja vídeo acima). As imagens, que circulam nas redes sociais, mostram os animais nadando para fora da água e exibindo o dorso debaixo do sol.
“Foi um privilégio para a gente, foi algo que não tem como explicar. Foi muito lindo a gente ver essas baleias aqui no quintal de casa”, disse ao g1 o pescador Júnior Chalaça.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Os registros foram feitos na manhã da segunda-feira (11). Júnior disse que saiu de casa às 5h para pescar com um primo, como faz todos os dias, e encontrou as baleias a cerca de dois quilômetros da costa, por volta das 9h, quando os dois estavam se preparando para voltar.
“Certeza que era uma família de baleias, porque deu para ver que tinha uma menorzinha no meio delas, mas também tinha algumas separadas […] A gente chegou aqui perto das piscinas naturais de Maracaípe. E olhamos para trás e deu para ver o ‘fumaceiro’ delas subindo, elas respirando. Nós retornamos e tentamos chegar um pouco próximo para fazer as imagens”, contou.
Uma das espécies de baleia mais conhecidas, as jubarte, também chamadas pelo nome científico de Megaptera novaeangliae, podem pesar até 40 toneladas e medem cerca de 16 metros de comprimento — o que explica o encanto que são capazes de causar.
Segundo Enrico Marcovaldi, diretor do Projeto Baleia Jubarte, entidade que atua na preservação da espécie há quase 40 anos, o “exibicionismo” e a “malemolência” desses gigantes são resultados de milhares de anos de evolução e adaptação ao ambiente marinho.
“É a mais acrobática e mais exibida de todas as grandes baleias. Por isso o sucesso também desse ramo de turismo, de observação de baleias, que vem crescendo no Brasil inteiro […]. Os filhotes já nascem com 3 metros, pesando duas, três toneladas, amamentam cerca de 100 litros de leite por dia. E conseguem ter 30 quilos por dia também de crescimento”, explicou o especialista.
Período de reprodução
Baleias são vistas em Fernando de Noronha com início da temporada 2025
Os vídeos publicados nas redes sociais mostram Júnior vibrando ao ver as jubarte no mar. Porém, apesar do encantamento, a cena não é nova para ele.
“A gente sabe que, durante todo o ano, nesses meses de agosto e setembro, sempre elas passam aqui perto da costa, sendo que a gente consegue ver elas indo mais no sentido ao norte”, afirmou.
De acordo com Enrico Marcovaldi, a presença delas no litoral do Nordeste é comum nesta época do ano porque coincide com a temporada de reprodução das baleias, entre meados de junho e outubro. Não à toa, no fim do mês passado, algumas baleias foram vistas em Fernando de Noronha (veja vídeo acima).
Nesse período, segundo o especialista, elas saem da Antártica e buscam as águas quentes da Zona Tropical para se reproduzirem. Elas percorrem quase todo o litoral brasileiro até a costa do Rio Grande do Norte.
“Fica esse ciclo de vida de seis meses na Antártica, os outros praticamente seis meses aqui. Elas navegam cerca de 4, 5 mil quilômetros da Antártica [até] aqui no nosso litoral. O período de gestação de uma baleia gira em torno de 11 meses. Elas vêm aqui nas nossas águas copular, fecundam, voltam para a Antártica para se alimentar, depois retornam aqui para os nossos mares para ter os filhotes”, detalhou Enrico Marcovaldi.
Baleia-jubarte é vista no mar de Maracaípe, no Litoral Sul de Pernambuco
Reprodução/WhatsApp
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.