É #FATO: Supertempestade com relâmpagos em série é mostrada ao vivo nos EUA; veja


Super tempestade realmente ocorreu no Nebraska
G1
Circula nas redes sociais o vídeo de uma supertempestade com relâmpagos muito intensos e incessantes atingindo uma cidade de Nebraska, nos Estados Unidos. É #FATO.
selo fato
g1
🟢 O que diz a publicação?
Publicado no X no sábado (9), o post já alcançou mais de 3 milhões de visualizações e mostra um vídeo registrado por uma câmera panorâmica no topo de uma torre por uma emissora de TV. Ela transmitiu, ao vivo, uma supertempestade no município de Ashland, Nebraska, Estados Unidos.
São 34 segundos de relâmpagos intensos e incessantes no céu. Enquanto a imagem é exibida, uma jornalista fala: “Este vídeo não é um timelapse e não foi manipulado. Isso, na verdade, é ao vivo. São muitos raios e, junto a isso, foram registrados ventos de até 145 km/h na porção leste do Nebraska. 18 mil pessoas estão sem luz neste momento”.
O texto do X reforça as informações: “Este vídeo filmado hoje cedo no Nebraska (EUA) e não está em timelapse. A velocidade está em tempo real. Foi uma SUPER TEMPESTADE com locais batendo mais de 200 mm/h de água, 30 mm de granizo. Vocês estão vendo um EVENTO EXTREMO DE GRANDE MAGNITUDE”.
As imagens foram captadas pelo canal “Viaero Weather Cameras” e foram retransmitidas pelo canal televisivo meteorológico “The Weather Chanel”, conforme pode ser visto no símbolo que aparece no canto direito do quadro. Na parte superior esquerda, vemos data (2025-08-09) e horário (06:07:26).
Apesar da advertência da jornalista, alguns usuários duvidaram da veracidade do material e disseram que se tratava de timelapse (técnica de edição que “acelera” a exibição das imagens): “O vídeo está acelerado! Veja no time code. Não dá pra subestimar tanto as pessoas assim”, diz um dos comentários.
✅ Por que é fato?
O vídeo de supertempestade é real: não foi criado por inteligência artificial (IA) nem foi editado para que as imagens fossem exibidas de modo acelerado. E, já madrugada deste sábado, o leste do Nebraska registrou, mesmo, ventos fortes e granizo. Essas condições, segundo especialistas, favorecerem o aparecimento de relâmpagos incessantes.
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao Hive Moderation e ao Sightengine, duas ferramentas que identificam o uso de IA na produção de vídeo e áudio. O resultado de análise das plataformas descartou qualquer adulteração com uso desse recurso.
O relógio que aparece no canto superior esquerdo da imagem mostra que a contagem dos segundos ocorre em velocidade normal. Ou seja, a sucessão de relâmpagos acontece, de fato, em um ritmo frenético.
Uma afiliada local da ABC News publicou, no próprio sábado, uma coletânea de vídeos que mostram a destruição gerada pela tempestade de Omaha, a capital do estado, que fica perto de Ashland (onde o vídeo viral foi registrado).
O Fato ou Fake entrevistou Cesar Soares, meteorologista do Climatempo. Ele explicou que “show de relâmpagos” registrado no vídeo é resultado de condições climáticas típicas desta época do ano nos Estados Unidos:
“O que vemos no vídeo é a formação de nuvens muito carregadas, do tipo Cumulonimbus, que conhecemos em meteorologia como supercélulas. Nos Estados Unidos, essas nuvens costumam ser ainda maiores, porque há mais calor vindo para a região oceânica e para a região central [onde fica o estado de Nebraska]”.
Segundo o especialista, os ventos fortíssimos (de até 145 km/h) registrados no momento da filmagem catalisam a aparição incessante dos relâmpagos.
“Os raios são ocasionados por conta do atrito do gelo que é formado dentro das nuvens. O vento forte favorece o movimento do granizo dentro das nuvens, gerando ainda mais eletrização”, afirma.
Super tempestade realmente ocorreu no Nebraska
g1
Super tempestade realmente ocorreu no Nebraska
G1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.