
Polícia investiga golpe em agência bancária
Clientes de uma agência do Banco Santander em Betim, na Grande BH, procuraram a polícia para denunciar um suposto golpe milionário aplicado pelo próprio ex-gerente da unidade. Segundo as vítimas, Marco Antônio Fernandes Viana teria desviado dinheiro de contas após oferecer falsas oportunidades de investimento e fraudar extratos.
Em um dos registros policiais, uma família afirmou que foi convencida pelo suspeito a aplicar quase R$ 300 mil em um fundo fictício. Uma empresária também relatou que repassou R$ 200 mil para o profissional investir em uma aplicação que, de acordo com ele, era segura e confiável.
“Enquanto eu realizava o sonho de conhecer minhas sobrinhas fora do país, aqui no Brasil, o gerente do banco desviava mais de R$ 200 mil da nossa conta. Esse valor era para a ampliação da nossa casa de repouso, para acolher mais idosos com dignidade”, contou a mulher.
A TV Globo não conseguiu contato com Marco Antônio Fernandes Viana.
A defesa das vítimas estima um prejuízo total superior a R$ 1,5 milhão. “A fraude não é recente, foram muitas pessoas lesadas”, disse o advogado Gustavo Teixeira de Carvalho.
“Nós viemos até o banco até para tentar fazer uma carta de crédito, um consórcio, para trocar o caminhão, e ele nos incentivou que era mais fácil pegar esse dinheiro e investir por um tempo. Nós ficamos sem dinheiro, sem os veículos e ainda com a dívida, o nome negativado, por causa dos empréstimos que foram feitos por ele no nosso nome”, afirmou uma das clientes da agência.
Em nota, o Santander disse que os casos seguem sob análise e acompanhamento e que possui “sistemas para identificar eventuais desvios de conduta”.
Agência bancária onde suspeito trabalhava fica no Centro de Betim, na Grande BH
Reprodução/TV Globo
Demitido do banco
Através de um processo trabalhista, as vítimas descobriram que o gerente foi demitido em maio deste ano. No entanto, elas afirmam que a agência não se manifestou sobre a devolução do dinheiro supostamente desviado pelo suspeito.
Conforme a defesa dos clientes, a Justiça marcou uma audiência de conciliação com o banco.
“O mínimo que a gente espera é que o banco, nessa primeira audiência de conciliação, já proponha para as vítimas um acordo do ressarcimento do valor que foi depositado e também não foi ressarcido”, completou a advogada Karen Santos.