Sem água, eletricidade ou comida: como era construção precária onde idosa foi abandonada em Campinas


Idosa é abandonada por parentes em construção improvisada e sem comida em Campinas
A construção onde uma idosa de 64 anos foi resgatada em situação de abandono, na noite desta segunda-feira (11), em Campinas (SP), estava inacabada e não tinha condições de servir como moradia, segundo informações do boletim de ocorrência.
O cômodo, que fica em um terreno da Rua Rosa Balão, no Jardim Cidade Satélite Íris, não tinha nenhum tipo de alimento, água ou energia elétrica. Havia lixo espalhado pelo local e o telhado foi improvisado por vizinhos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Testemunhas relataram que a mulher foi deixada no local na manhã de domingo (10) e permaneceu sozinha até a noite de segunda, quando foi retirada. Ela foi encontrada deitada no chão, já que não há cama no imóvel.
Moradores que flagraram a situação da mulher ainda tentaram construir um muro para oferecer mais proteção, principalmente por conta do frio. Testemunhas relataram que ela apresenta fala desconexas, mas não tinha ferimentos.
Homem foi contratado pela neta para fazer frete de pertences da idosa
Idosa é abandonada por parentes em construção improvisada e sem comida em Campinas
Gustavo Biano/EPTV
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, um homem contou aos guardas municipais que foi contratado por uma mulher, que seria neta da vítima, para levar os pertences do Jardim Mirassol até o Satélite Íris. Para isso, recebeu R$ 300.
No entanto, se comoveu com a situação e, junto com outras pessoas, foi auxiliá-la e acionou a corporação. Ela foi alimentada e foi levada para o Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samim), onde recebeu atendimento.
Os guardas contaram à Polícia Civil que, ao ser questionada, a idosa informou que tem filhos e netos. Ela teria feito menções a acontecimentos passados de sua vida, sem abordar problemas recentes ou o motivo do abandono.
“Aparentemente, ela tem algum distúrbio, mas é uma pessoa que conversa, que conta fatos da vida passada dela, mas ela não traz um relato atual do que está acontecendo. Ela não sabe o que está acontecendo”, contou o guarda Lucélio dos Santos Palmeira.
Agora a polícia vai investigar a responsabilidade dos familiares. A perícia foi acionada e o caso foi registrado com base no artigo 99 do Estatuto do Idoso, que trata do crime de abandono em situação de perigo.
Idosa é resgatada após ser abandonada em obra improvisada em Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.