Romance ou briga? Pescador flagra momento raro de ‘beijo’ entre peixes em MS


Romance ou briga? Pescador flagra momento raro de ‘beijo’ entre peixes
Imagina você estar pescando e, de repente, avistar duas tilápias se “beijando” em um lago. Parece irreal pensar em uma cena dessas, né? Mas foi exatamente isso que o pescador Rafael Gandine presenciou no município de Jateí (MS). Veja o vídeo acima.
No vídeo gravado por Rafael, é possível ver os peixes se aproximando um do outro. No post feito nas redes sociais, o pescador até brinca: “O amor é lindo”.
“Eu estava pescando e, quando olhei para o lago, vi essas duas tilápias se beijando. Na verdade, eu sei que essa ação não é nada romântica entre os peixes, mas é muito curiosa e interessante.”
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Peixes se beijam?
O g1 conversou com o biólogo Heriberto Gimenês Junior, que explicou que esse comportamento, na verdade, não é nada romântico entre peixes; trata-se de um confronto.
“Pode parecer que os peixes se encontraram e estão a ‘beijar-se’, mas trata-se de um comportamento agonístico chamado ‘confronto frontal’. Nesse comportamento, um peixe prende a mandíbula do oponente com a boca e tenta empurrá-lo, podendo ocorrer o mesmo de forma mútua. É uma disputa de força e território, e não um gesto de afeto.”
Segundo o especialista, esse tipo de comportamento é comum na espécie, especialmente em disputas territoriais ou de dominância, e é importante reforçar que não deve ser interferido por ação humana.
“Não, esse é um comportamento comum entre esses peixes. É importante lembrar que não devemos interferir na vida selvagem, pois essas interações fazem parte do seu comportamento natural.”
Peixes se beijando em lagoa de Mato Grosso do Sul.
Rafael Gandine
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.