
Vicentini Gomez lançará o livro ‘Era uma vez o medo’, em Presidente Prudente (SP)
Cedida
Após 15 anos pensando e escrevendo sobre as principais barreiras ao criar um livro, além de “mostrar que aquela criança que brincava com amigos invisíveis já era um escritor em potencial”, o ator, roteirista e cineasta Vicentini Gomez lança sua nova obra, “Era uma vez o medo – e outras crônicas para quem escreve mesmo sem saber como” (Editora Paieiros Inventores de Histórias), nesta quarta-feira (13), às 19h, na Área de Convivência do Sesc Thermas, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme o autor, a ideia para desenvolver o livro surgiu após anos dando palestras pelo Brasil ensinando professores e alunos diferentes formas de escrever.
“Durante muitos anos eu venho fazendo palestras pelo Brasil para professores e alunos sobre o ato e as formas de escrever. Então, veio a provocação de escrever um livro sobre como escrever. Escrever é um ato de encantamento, de paixões. E eu não queria seguir o modelo de receita de bolo como a maioria dos livros ensinando a escrever. Comecei a perguntar quais eram as principais barreiras para escrever. A primeira era o medo. Por isso, o título do livro. Depois fui somando barreiras e criando os antídotos para derrubar essas barreiras. O papel em branco amedronta, a caneta vermelha, e muitas outras questões foram levantadas. Fui criando resultados para derrubar essas barreiras. Está aí um livro divertido, louco e com soluções não mágicas como muitos prometem, mas práticas e possíveis de encantar”, explicou Gomez ao g1.
De acordo com ele, a obra se trata de crônicas inspiradas no realismo fantástico, mostrando a paixão e o encantamento de um escritor, provocando o leitor a embarcar no ato da criação.
Livro ‘Era uma vez o medo’, de Vicentini Gomez
Cedida
O exagero é uma forma de amar o mundo
“O livro surgiu da necessidade de dizer às pessoas que se você tirar férias da lógica e mergulhar no abismo da imaginação, sem pedir licença ao mundo do possível, você vencerá a censura do invisível que diz sempre que isso não pode, que é exagero, mostrando que o exagero também é uma forma legítima de amar o mundo”, disse o escritor.
O pensamento que Gomez mostra sobre o livro é de que qualquer criança que brinca sozinha pode se tornar um escritor no futuro.
“A principal reflexão é mostrar que aquela criança que brincava com amigos invisíveis já era um escritor em potencial. Escrever é colher as migalhas de encantamento deixadas pela infância e com elas acender novas constelações”, pontuou ao g1.
Para Gomez, o sentimento ao publicar o livro é de “sempre um novo filho, disposto a encantar e subverter a ordem estabelecida”.
“Levei cerca de 15 anos escrevendo este livro. Parir um filho é sempre uma alegria”, contou ao g1.
Conforme Gomez, a técnica para a criação do livro vai desde mergulhar na própria imaginação, até relembrar de amores perdidos.
“O processo de criação é sempre mergulhar no abismo da imaginação, apaixonado pelas personagens, pelas vidas que ainda não foram criadas, pelos amores perdidos…”, refletiu.
Prefácio
O prefácio da obra foi escrito pelo ator, diretor, autor de teatro e jornalista Oswaldo Mendes.
“Tive a honra de ter o prefácio assinado pelo Oswaldo Mendes, um dos jornalistas mais importantes do Brasil. Dramaturgo e diretor de primeira grandeza”, contou Gomez ao g1.
Vicentini Gomez lançará o livro ‘Era uma vez o medo’, em Presidente Prudente (SP)
Cedida
‘Na infância existia um escritor não explorado’
Gomez conta que é possível fazer uma terapia literária, descobrir uma forma de voltar para casa, “mesmo quando ela não existe mais…”.
“Vai perceber que na infância existia um escritor não explorado. Vai descobrir que é possível fazer uma terapia literária e perder o medo da viagem da criação. Vai descobrir que escrever é uma forma de voltar para casa, mesmo quando a casa não existe mais…”, pontuou.
Durante o evento de lançamento, o autor conta que haverá um bate papo de uma hora sobre o encanto e a paixão pela escrita.
“Teremos um bate papo de uma hora sobre esse encantamento e essa paixão que é a escrita. Depois uma provocação para que todos os presentes encarem a folha em branco. Depois bate papo e a noite de autógrafos”, finalizou ao g1.
Lançamento
O livro “Era uma vez o medo – e outras crônicas para quem escreve mesmo sem saber como” pode ser comprado junto ao autor, ou por suas redes sociais, no valor de R$ 70.
O lançamento acontece nesta quarta-feira, às 19h, na na Área de Convivência do Sesc, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente.
Vicentini Gomez lançará o livro ‘Era uma vez o medo’, em Presidente Prudente (SP)
Cedida
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.