
Ricardo Tedeschi Matos é especialista em cirurgia geral e endoscopia digestiva – Crédito: Divulgação
A morte prematura da cantora Preta Gil, aos 50 anos, em julho passado, em razão do câncer no intestino, colocou mais uma vez em pauta o aumento nos casos desse tipo de tumor e a sua crescente incidência em pessoas cada vez mais jovens. Por isso, o Simespi (sindicato patronal das indústrias do setor metalmecânico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) realiza no dia 21 de agosto, a partir das 19h, a mesa-redonda Informação é Prevenção – Vamos Falar sobre Câncer no Intestino? Dois especialistas foram convidados para abordar o tema: os médicos gastroenterologistas Ricardo Tedeschi Matos e Miki Mochizuki. A mediação será da jornalista Cris Sanches.
Crédito: Divulgação
O câncer colorretal (ou do intestino) é o terceiro tipo mais frequente no Brasil, atrás apenas dos cânceres de mama e próstata, e costuma estar relacionado aos hábitos de vida. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) indicam que, nos últimos cinco anos, foram registradas 81.362 internações por neoplasia colorretal no estado. Desse total, 14,28% correspondem a mais de 11 mil casos em pacientes com menos de 50 anos. Nos primeiros meses deste ano foram registradas 10.505 internações pelo mesmo motivo. Dentre o total, 13,64% correspondem a essa faixa etária.
“Estamos convictos de que a informação é uma das ferramentas mais eficazes na prevenção de doenças. O Simespi entende que contribui com a sociedade e com as empresas associadas quando promove esclarecimentos e motiva as pessoas a cuidarem melhor da sua saúde”, destaca André Simioni, segundo vice-presidente do Simespi.
Integrantes do quadro clínico da Unimed Piracicaba – parceira no evento –, os dois médicos são reconhecidos como autoridades no assunto. Ricardo Tedeschi Matos é especialista em cirurgia geral e endoscopia digestiva, e mestre em gastroenterologia. Miki Mochizuki é cirurgião do aparelho digestivo geral, cirurgião oncológico do aparelho digestivo, cirurgião bariátrico, especialista em gastroenterologia e hepatologia cirúrgica e em cirurgia para endometriose. O médico cirurgião Anderson Guerra representará a Unimed Piracicaba no evento.
As inscrições gratuitas para o evento devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Serão fornecidos certificados para empresas que desejarem incluir a palestra como atividade da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). O ingresso solidário é um quilo de alimento não perecível. O Simespi fica na rua Samuel Neves, 1601, Bairro dos Alemães.