
Vídeo mostra guarda municipal de folga atirando em cliente de supermercado
Imagens de celular (veja acima) mostram o momento em que um guarda civil municipal de Belo Horizonte, que atua como segurança nas horas vagas, atira contra um cliente de uma unidade do Supermercado BH em Ibirité, na Grande BH. O segurança e o homem baleado foram encaminhados para o hospital após os disparos, mas não há detalhes sobre o estado de saúde deles.
Nas imagens, gravadas por testemunha, é possível ver uma confusão com pessoas se empurrando. Um homem corre no sentido contrário ao tumulto, se agacha e, depois, se levanta apontando em direção ao grupo. Logo em seguida, é ouvido o barulho do disparo e de gritos. Depois de atirar, o atirador segue andando em direção ao interior do mercado.
Segundo o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta das 10h20, no último domingo (10), quando o segurança Nilson Lamartini da Conceição foi chamado por um fiscal da loja para intervir em uma situação de estacionamento irregular. Um caminhão estava parado na passagem de pedestres. O homem atingido pelo tiro é irmão do motorista do caminhão.
O registro policial informa que o motorista, Denis Morais Silva, se recusou a retirar o veículo e começou a discutir com o segurança. O segurança contou que Denis e o irmão dele, Reyth Morais da Silva, começaram a insultá-lo e, posteriormente, partiram para agressões físicas.
Nilson disse ter sido atacado com socos e golpes de capacete. A arma dele acabou caindo no chão durante a confusão, como mostra o vídeo acima. Ao tentar fugir para dentro do supermercado, Nilson diz que foi impedido por Reyth, que simulou estar armado. Nesse momento, Nilson recuperou a arma e efetuou um disparo, atingindo o cliente.
Reyth foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Ibirité. Nilson também recebeu atendimento médico na UPA Barreiro, com ferimentos leves na cabeça.
Momento em que guarda civil municipal de BH atira em cliente de supermercado em Ibirité.
Redes Sociais
A versão dos clientes
No registro policial, Denis afirma que foi agredido primeiro pelo segurança, após tentar justificar o estacionamento. Já Reyth relata que tentou defender o irmão e foi atacado com socos na nuca, antes de ser baleado.
A arma utilizada, uma pistola calibre 9mm, registrada em nome de Nilson, foi apreendida junto com 15 munições intactas e um coldre. A perícia recolheu um cartucho e um projétil no local.
O que diz a Guarda Civil Municipal de BH
A Corregedoria da Guarda Civil Municipal informou que foi instaurou um procedimento disciplinar para apurar os fatos. Esclarece ainda que o evento ocorreu durante o horário de folga do servidor, com utilização de arma de fogo particular.
Sobre o exercício de outras atividades, desde que lícitas, devidamente regulamentadas e compatíveis com a jornada de trabalho, não há nenhuma proibição, informou a corporação.
O que diz o Supermercado BH
O Supermercado BH lamentou o ocorrido na unidade em Ibirité e disse que a empresa está colaborando com as autoridades competentes e se colocando à disposição para esclarecimentos.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda retorno.
Guarda Civil, que fazia bico de segurança, atira em cliente
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: