INSS retoma atendimento por barco para ribeirinhos no Amazonas; veja locais e calendário dos serviços


INSS retoma atendimento por barco para ribeirinhos no Amazonas.
Ricardo Machado/SGVG
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o atendimento itinerante por barco para populações ribeirinhas da Amazônia. O programa PrevBarco, em vigor há 28 anos, leva serviços previdenciários a moradores de locais de difícil acesso, evitando que precisem enfrentar longas viagens até uma agência física.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Até dezembro, três embarcações vão percorrer rios do Amazonas realizando cerca de 100 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Todos os serviços oferecidos em uma agência convencional estarão disponíveis — como perícia médica, pedidos de benefícios e atualização cadastral.
Cada barco conta com salas de atendimento, consultório para perícia médica, acesso à internet e energia própria. A equipe é formada por assistente social, peritos médicos federais e técnicos do seguro social.
O superintendente do INSS para as regiões Norte e Centro-Oeste, Iracemo Coelho, destacou que o PrevBarco oferece uma gama completa de serviços previdenciários, incluindo “análise de salário-maternidade, pensão, aposentadorias, perícia médica e benefícios assistenciais, com o diferencial de que o resultado sai na hora, sem a necessidade de agendamento prévio”.
Atendimento para vítimas de descontos ilegais A partir de 24 de agosto, os ribeirinhos que foram vítimas de descontos ilegais feitos por associações poderão realizar o acordo de ressarcimento diretamente no PrevBarco.
Segundo o superintendente, as embarcações também passarão a realizar um atendimento que hoje é feito apenas pelo número 135 e nas agências dos Correios. “Será mais um canal para atender justamente essa população que tem mais dificuldade”, afirmou.
Primeiras cidades atendidas
A primeira missão começou com o barco Manaus II, que esteve em Silves no início de agosto e, desde o dia 11, atende a população de Itapiranga. O Manaus III também iniciou atividades em Alvarães.
A partir de 18 de agosto, as três embarcações estarão em ação simultaneamente, atendendo municípios como São Sebastião do Uatumã, Uarini, Humaitá, Manicoré, Maués, Parintins, Tabatinga e outros.
Confira o calendário completo:
4 a 8 de agosto – Silves
11 a 15 de agosto – Itapiranga e Alvarães
18 a 22 de agosto – São Sebastião do Uatumã e Uarini
18 agosto a 5 setembro – Humaitá
25 a 29 de agosto – Urucará
25 agosto a 5 setembro – Jutaí
1º a 5 de setembro – Nhamundá
8 a 19 de setembro – Manicoré e Tonantins
8 a 26 de setembro – Maués
22 setembro a 3 outubro – Novo Aripuanã e Santo Antônio do Içá
29 setembro a 3 outubro – Boa Vista do Ramos
6 a 17 de outubro – Barreirinha, São Paulo de Olivença e Borba
20 a 31 de outubro – Nova Olinda do Norte, Tabatinga e Parintins
3 a 14 de novembro – Urucurituba, Atalaia do Norte e Autazes
17 a 28 de novembro – Benjamin Constant
17 novembro a 5 dezembro – Itacoatiara
17 novembro a 19 dezembro – Manacapuru
1º a 5 de dezembro – Amaturá
8 a 19 de dezembro – Fonte Boa
Acordo garante apoio a indígenas em melhorias na saúde e educação no sul do AM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.