FESTCAL leva teatro, bate-papos e oficinas para diversos espaços culturais da região do Campo Limpo


O Circo do Fubanguinho
Lenon Cesar Ambar Audio Visual
Começa neste fim de semana a 15ª edição do FESTCAL – Festival de Teatro do Campo Limpo com uma programação totalmente gratuita, reunindo espetáculos, oficinas e bate-papos entre 16 e 30 de agosto.
O evento tem como objetivo descentralizar a arte e fortalecer as redes culturais periféricas, ocupando diversos espaços culturais da região.
Os locais que recebem as atrações incluem a Praça do Campo Limpo, o Espaço Cultural CITA, o CEU Campo Limpo, a Fábrica de Cultura do Capão Redondo, o SESC Campo Limpo, a EMEF Leonardo Villas Boas, a EMEF Campo Limpo 3, o Centro de Referência LGBTI+SUL – Edson Neris e a Associação Recreativa Esportiva Bloco do Beco.
Coordenado pela Vila Arte Produções, o FESTCAL foi criado em 2006 e se consolidou como o único festival de teatro exclusivo da região.
O evento busca promover estudo e troca de experiências teatrais, além de valorizar a memória cultural local e incentivar a inovação artística.
A curadoria de 2025 é assinada por Gil Marçal e Cynthia Margareth, garantindo diversidade e inclusão na seleção dos coletivos e apresentações.
Destaques da programação
Os Tr3s Porcos
Ligia Minami
Os Tr3s Porcos – A Próxima Companhia abre o festival no dia 16, às 16h, no SESC Campo Limpo, reinterpretando o clássico infantil na cidade, com disputas por moradia e interesses do Lobo.
Reprise – A Cia. LaMínima Circo e Teatro apresenta, dia 17, às 15h, na Praça do Campo Limpo, uma trama em que dois palhaços precisam aprender a trabalhar juntos após descobrirem que foram contratados para o mesmo horário e local.
Kamishibai – Histórias Gregas em Português e Libras – Ciclistas Bonequeiros encena, dia 18, às 14h30, no CEU Campo Limpo, histórias de Ícaro e Ulisses com teatro físico e acessibilidade em Libras.
O Circo Fubanguinho – Trupe Lona Preta apresenta, dia 21, às 20h30, na EMEF Leonardo Villas Boas, a história de dois palhaços expulsos do picadeiro que tentam se reinserir.
O Chão Não Tá Pra Urso – Brava Cia., dia 24, na Praça do Campo Limpo, mistura humor, brincadeiras e referências literárias, estimulando reflexão e criatividade.
Florilégio – Cia. Pombas Urbanas apresenta, dia 26, às 20h, no CEU Campo Limpo, uma narrativa inspirada na vida em Cidade Tiradentes e na pedagogia de Paulo Freire.
O Ralo da Fossa – Coletivo Catadão de Teatro encena, dia 28, às 20h, no CEU Campo Limpo, sobre exploração do trabalho e o impacto de um crítico gastronômico, com sopas servidas à plateia.
Ocupação Último Desejo – Núcleo na Pele leva, dia 29, histórias da população LGBTQIAPN+ negra em situação de rua ao Centro de Referência LGBTI+SUL – Edson Neris.
Entre as atividades formativas estão a oficina Teatro Periférico: do Hip-Hop pra cena, no CITA, dia 22, às 19h30; a mesa Produção Cultural e Maternidade, dia 30, às 10h30, na Associação Recreativa Esportiva Bloco do Beco; e a palestra O Ator no Palco Invisível, no dia 30, às 15h30, no Centro de Referência LGBTI+SUL – Edson Neris.
Serviço
FESTCAL – Festival de Teatro do Campo Limpo – 15ª edição
Quando: 16 a 30 de agosto de 2025
Quanto: Grátis
Locais participantes: Sesc Campo Limpo, Praça do Campo Limpo, CEU Campo Limpo, CIEJA Campo Limpo, EMEF Leonardo Villas Boas, Fábrica de Cultura Capão Redondo, Espaço Cultural CITA, EMEF Campo Limpo 3, Centro de Referência LGBTI+SUL – Edson Neris, Associação Recreativa Esportiva Bloco do Beco.
Programação completa: clique aqui para conferir
Adicionar aos favoritos o Link permanente.