Três meses após doação de área, polícia prepara licitação e aguarda verba para nova DDM de Piracicaba


Terreno doado para a nova DDM, no cruzamento da Avenida Professor Alberto Vollet Sachs com a Rua Santa Catarina
Prefeitura de Piracicaba
Três meses após a prefeitura oficializar a doação de um terreno para construção da nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba (SP), a Polícia Civil informou que prepara a licitação para a obra e aguarda liberação de verba. Não há previsão de prazo para entrega do prédio.
A DDM da cidade atende 24 horas por dia desde março deste ano, após anos de reivindicações, no imóvel onde a delegacia já se localizava, na Rua Alferes de José Caetano, 1.018, no Centro. Já a construção de um novo prédio teve articulações iniciadas em 2022, com aprovação de um projeto na Câmara.
Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-9) informou ao g1 que os projetos para realização da obra já foram finalizados e aprovados pelos Órgãos Superiores da Polícia Civil.
“Já estamos elaborando as minutas do processo licitatório, para, após aprovado pelo órgão consultivo, darmos início a licitação. Não há neste momento como fixar prazo de início e fim da obra. Encontramo-nos no aguardo da liberação dos recursos que serão provenientes de emendas parlamentares e do Governo do Estado de São Paulo”, acrescentou o departamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
ARQUIVO: veja reportagem sobre o início do atendimento 24h na DDM de Piracicaba
A seguir, entenda a cronologia das reinvindações e articulações para o novo prédio:
Em 2019, o Conselho Municipal da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal enviaram um ofício ao governador com pedidos de melhorias na DDM;
Em 2022, foi aprovado um projeto de lei para dar andamento na construção da unidade. A proposta solicitava autorização para que a prefeitura desmembrasse parte de uma área e doasse ao governo estadual para implantação da delegacia;
Em março de 2024, a prefeitura informou ao g1 que tinha sido feito um projeto arquitetônico do novo prédio e, naquele momento, a iniciativa estava na fase de elaboração dos projetos executivos e complementares, para posterior elaboração da planilha de custos da construção;
Em março deste, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou à reportagem que a criação da unidade está em andamento, e que já tinha sido concluído o projeto estrutural da obra;
Atualmente, a licitação é preparada e são aguardadas verbas de emendas parlamentares e governo estadual. Não há prazo previsto para entrega do novo imóvel.
O terreno doado é de aproximadamente 1,6 mil metros quadrados e fica no cruzamento da Avenida Professor Alberto Vollet Sachs com a Rua Santa Catarina, no bairro Nova América.
Prédio atual da Delegacia de Defesa da Mulher de Piracicaba, na Rua Alferes José Caetano, 1.018, no Centro
Fernanda Zanetti/ g1
Suporte a 52 cidades
A DDM 24 horas de Piracicaba oferece suporte a 52 cidades da região.
Segundo o governo estadual, a ampliação do serviço tem o objetivo de oferecer suporte às vítimas de violência doméstica ou familiar e encorajar as denúncias para combater as subnotificações.
“A situação de violência muitas vezes ocorre em horários críticos, fora do comercial, então aquela vítima precisa de uma resposta imediata do poder público e agora temos essa cobertura estadual”, destacou a delegada coordenada das DDMs, Adriana Liporoni, em nota à imprensa.
Piracicaba passou a contar com DDM 24 horas
SSP-SP
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.