Advogado acusado de matar idoso e ferir três pessoas em acidente em Teresina vai a júri popular


Advogado Marcus Vinicius Nogueira
Reprodução
O advogado Marcus Vinicius de Queiroz Nogueira vai ser julgado pelo Tribunal do Júri, conforme decisão da Justiça do Piauí publicada nesta quinta-feira (14). O acusado se envolveu em um acidente que matou um homem e deixou duas mulheres e uma bebê de 9 meses feridas na Zona Sul de Teresina em dezembro de 2021.
Procurado pelo g1, o advogado afirmou que respeita a decisão da Justiça, mas vai recorrer em duas instâncias porque entende que seu caso não deve ir a júri popular.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Há diversas irregularidades no processo, como o laudo pericial e o depoimento do médico que atestam que ele não detectou sinais de embriaguez em mim. A velocidade em que eu estava [no carro] era bem inferior à que a perícia apontou”, disse Marcus Vinicius.
O juiz da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, Ronaldo Marreiros, analisou outros pedidos feitos pelos advogados do acusado. Entre eles, estava o pedido para anular provas digitais (como vídeos, áudios ou mensagens) e para mudar a classificação dos crimes pelos quais ele foi denunciado. No entanto, o juiz rejeitou o pedido.
Ele entendeu que os argumentos da defesa eram muito genéricos e sem provas concretas. Ou seja, os advogados disseram que as mídias poderiam ter sido alteradas, mas não mostraram nenhuma evidência disso.
Conforme a denúncia, o advogado foi responsável pelo acidente. Imagens de câmera de segurança de um bar constataram que Marcus Vinicius ingeriu uma grande quantidade de bebida alcoólica antes do acidente.
O Ministério Público do Piauí (MPPI) argumentou que foi verificado, através de perícia, que ele desobedeceu a sinalização semafórica do cruzamento e atingiu o carro onde estavam as vítimas.
“Consideradas as particularidades do evento em análise, especialmente, a manifesta alcoolemia acentuada do acusado, associada à condução de veículo em alta velocidade e a desobediência à sinalização semafórica, têm-se, de maneira indubitável, a configuração de uma ação dolosa”, afirmou a comissão de promotores que acompanha o caso na denúncia.
Conforme o documento, foi fixada uma indenização no valor de R$ 726 mil, a título de reparação mínima, em favor das vítimas sobreviventes.
Marcus Vinícius Nogueira segue em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. Logo após o acidente, ele foi afastado da presidência da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI). Em janeiro deste ano, o advogado assumiu o cargo de diretor-tesoureiro da entidade.
Vídeos mostram ingestão de bebida alcoólica do réu e acidente
Vídeo mostra sinal vermelho para advogado em acidente que matou homem e feriu três pessoas
Um vídeo mostra o momento que o carro, conduzido pelo advogado Marcus Vinicius Nogueira, invadiu o sinal vermelho e ocasionou o acidente que matou Raimundo Nonato da Silva Oliveira e deixou feridas as filhas Alice Silva e Aline Alves Oliveira, e a neta Laura Sofia Alves Silva, filha de Aline.
Na gravação, é possível observar as luzes do semáforo piscando. Por volta das 21h55, o semáforo fica vermelho para os condutores da Avenida Higino Cunha e verde para a Avenida Odilon Araújo.
Em seguida, o carro do advogado aparece invadindo o sinal e atinge a lateral do outro veículo. Raimundo ficou preso nas ferragens e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado, mas quando chegou ao local a vítima já havia morrido.
LEIA TAMBÉM
Perícia Criminal reconstitui acidente que matou homem e deixou bebê e duas mulheres feridas
‘Ele sabe o que fez’, diz jovem sobre advogado envolvido em acidente que matou seu pai
Bebê ferida em acidente com advogado sai do coma após 21 dias na UTI em estado grave
Comissão de promotores vai acompanhar caso de advogado envolvido em acidente que matou homem e feriu três
Em outro vídeo, é possível ver o advogado Marcus Vinícius bebendo com amigos antes do acidente. Nos vídeos, ele participa de uma confraternização em um restaurante na Zona Leste da capital.
Vídeo mostra advogado bebendo antes de acidente que matou homem e feriu três pessoas
Nas imagens, Marcus Vinícius bebe e canta com os amigos. Em outros momentos, ele aparece de cabeça baixa, enquanto os demais tiram fotos e interagem com o músico.
Por volta das 20h50, o advogado é visto no estacionamento do restaurante, indo em direção ao seu carro e com um copo na mão. Amigos o acompanham até o veículo como se estivessem tentando impedir que ele dirigisse, mas ele acaba saindo.
Na época, a defesa do advogado divulgou nota informando que Marcus não apresentava sinais de embriaguez no momento da colisão. O comunicado diz que o advogado prestou socorro após o acidente e passou por exame toxicológico “prévio” e que não apresentava sinais de embriaguez.
Carro do advogado ficou destruído após acidente em Teresina
Reprodução/Redes sociais
No auto de prisão em flagrante consta que Marcus Vinícius Nogueira se negou a fazer o teste de alcoolemia e não obedeceu aos comandos do médico, mas não era possível detectar estado de embriaguez.
O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Barêtta, informou que o advogado foi autuado por homicídio doloso na Central de Flagrantes.
Marcus Vinicius passou por audiência de custódia, mas foi posto em liberdade após pagar uma fiança de R$ 15 mil, com determinação para o cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica.
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.