Metrô do Recife volta a funcionar após paralisação de 24 horas contra privatização


Metrô do Recife volta a funcionar após paralisação de 24 horas contra privatização
O Metrô do Recife voltou a funcionar após a paralisação de 24 horas realizada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) para protestar, no dia em que o presidente Lula visitou o estado, contra a privatização do sistema, autorizada pelo governo federal (veja vídeo acima). As 37 estações, que estavam fechadas desde as 22h da quarta-feira (13) foram reabertas no mesmo horário na quinta-feira (14).
O sistema é gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública brasileira vinculada ao Ministério das Cidades. Diariamente, são transportadas, em média, 180 mil pessoas nas linhas Centro, Sul e Diesel. Todos os ramais operam normalmente nesta sexta-feira (15), das 5h às 23h.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A TV Globo foi até a estação Joana Bezerra, no Centro do Recife, na manhã desta sexta-feira (15), para entrevistar passageiros. O terminal é um dos principais do sistema de transporte, pois integra as linhas Sul e Centro.
Um dos passageiros do metrô, identificado apenas como Rogério, estava indo para o Paiva, no Litoral Sul de Pernambuco, e chegou à estação para pegar o metrô com destino a Cajueiro Seco. “Complicou um pouquinho para chegar em casa ontem [quinta-feira]. Aí hoje [sexta-feira] já melhorou”, disse sobre o fim da paralisação.
Estação do metrô em Joana Bezerra, no Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
Durante a paralisação, os metroviários reivindicavam que o presidente Lula recebesse representantes da categoria para falar sobre a privatização do sistema. Ao g1, o Sindmetro confirmou que entregou ao governo federal, na quinta-feira (15), um documento oficial com posicionamentos e reivindicações em relação à privatização do Metrô do Recife.
O ministro das Cidades, Jader Filho, que também cumpria agenda em Pernambuco na quinta (14), comentou sobre a situação dos metroviários. Ele disse que há interesse de continuar os diálogos com os funcionários da CBTU e que o emprego deles não estão em risco. Porém, afirmou que um dos compromissos do governo é garantir um serviço de qualidade no metrô.
Greve do metrô afetou transporte público no Grande Recife na quinta (14)
Privatização do metrô
O governo federal autorizou a transferência da gestão, operação e manutenção da rede metroferroviária do Grande Recife à iniciativa privada. Conforme consta no projeto da concessão, o leilão para a concessão do serviço à iniciativa privada deve ser realizado até 2026. A nova gestão deve começar em 2027.
Antes da concessão, serão transferidos para o governo de Pernambuco os bens imóveis e ativos da União que são necessários para o funcionamento do metrô. A resolução prevê três etapas fundamentais para o processo, que deverão ocorrer de maneira conjunta e indissociável:
Transferência dos bens e instalações federais atualmente ligados à operação do metrô;
Outorga de concessão à iniciativa privada, feita pelo governo estadual, para a gestão e operação da rede metroferroviária ;
Transferência da propriedade dos bens imóveis federais para o governo de Pernambuco.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.