
Crédito: Divulgação
Foram dois dias intensos e muito enriquecedores para a educação de Poços de Caldas. A primeira edição do Dia E da Educação agitou o Centro de Eventos e Convenções, o CENACON, na quarta e quinta-feira (13 e 14/8), com cerca de 500 pessoas circulando pelo evento por dia durante a extensa programação, dividida nos períodos da manhã, tarde e noite.
Os profissionais de educação que estiveram presentes elogiaram bastante os palestrantes e os temas abordados durante todo o evento. O prefeito Paulo Ney também destacou a organização de excelência do Dia E.
“Sempre disse que a educação seria nossa prioridade e esse evento mostra que partimos para a prática, no sentido de avançarmos cada dia mais, debatendo temas como inovação, inclusão e valorização dos profissionais. Foram dois dias muito especiais, fiquei pessoalmente muito feliz, tanto com a quantidade de educadores que participaram do evento como com a qualidade da programação”, ressaltou Paulo Ney.
A palestra máster teve como tema “Docênc(IA)- Educação Real na Era da Inteligência Artificial”, com os fundadores da XP8NENTIAL, Paulo Grigorovski e Rafaela França.
“Quando o prefeito nos trouxe o desafio de mudar a Educação de Poços de Caldas, sabíamos que investir na formação sobre temas abrangentes à rede era fundamental. Hoje, entregamos esse evento para toda a população, debatendo sobre a educação do presente e do futuro, desde a alfabetização até a inteligência artificial”, enfatizou o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos.
Renomados especialistas em Educação, como Ana Aragão e Andréa Patapoff Dal Coleto, contribuíram em temas essenciais como convivência ética nas escolas e a importância da primeira infância, por exemplo. A programação contou com uma roda de conversa com vereadores sobre inclusão e tecnologia.
“Foi um bate-papo que também agradou todos os presentes, que sugeriram que mais momentos como esse pudessem acontecer”, avaliou a coordenadora do Centro de Referência do Professor, Denise Nery Ramos.
Crédito: Divulgação
O lanche do evento ficou a cargo do Programa Municipal da Juventude (PMJ), com toda a renda revertida para a realização dos projetos das unidades, contribuindo para a qualidade do trabalho entregue aos estudantes da educação integral. O evento foi abrilhantado pelas apresentações artísticas do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani e do Coral da Escola Municipal Vicentina Massa, que emocionaram todos os presentes.
Outro destaque da programação foi a oficina “Diálogos da Educomunicação”, realizada pelo Instituto Alcoa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que foi muito elogiada pelos educadores participantes. As instituições de inclusão também estiveram presentes durante todo o evento, apresentado o trabalho que realizam junto aos atendidos. O evento contou, ainda, com o apoio da Autarquia Municipal de Ensino e SHA.
“Parabéns a toda a equipe de organização do Dia E, que fez um trabalho incrível em planejar e executar esses dois dias tão bem-sucedidos! A dedicação e o comprometimento de cada membro da equipe foram fundamentais para o sucesso do Dia E. Agradecemos especialmente pela oportunidade de participar com minha equipe. O Dia E foi uma experiência enriquecedora e inspiradora para nós”, salientou a participante Mislaine Ferreira de Vilhena, que atua no Lar de Irmã Catarina.
Foram gravados depoimentos de professores, serviços gerais, merendeiras, profissionais de educação infantil e agentes de educação, que puderam assistir aos vídeos de homenagem e ficaram bastante emocionados.
Potencialize uma escola
Fechando a programação, na noite da última quinta-feira (14), foi realizado o evento de lançamento do Projeto Potencialize uma escola, que contou com a presença de diretores das escolas, coordenadores dos Centros de Educação Infantil, autoridades e empresários.
Pedro Carlos Antony dos Santos Silva foi o aluno vencedor do concurso de mascote da Secretaria Municipal de Educação
Na oportunidade, a Alcoa e a empresa San Martino Transportes apresentaram aos convidados vários exemplos de apoio às escolas da Rede Municipal de Ensino e convidaram outras empresas a também serem parceiras, salientando a importância da responsabilidade social e da parceria público-privada.
Foi apresentado também o edital do programa “Adote uma Escola ou Centro de Educação Infantil”, que tem por objeto o credenciamento de pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que desejam adotar uma escola ou CEI, visando à melhoria da infraestrutura e do ambiente educacional das unidades da Rede Municipal de Ensino. O credenciamento é aberto e contínuo e os interessados devem apresentar o requerimento diretamente na Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, no Centro Administrativo.
Pedro Carlos Antony dos Santos Silva foi o aluno vencedor do concurso de mascote da Secretaria Municipal de Educação – Crédito: Divulgação
Mascote
A Secretaria Municipal de Educação também já tem sua nova mascote: o Eduquim! A criação do aluno da Rede Municipal, Pedro Carlos Antony dos Santos Silva, foi a escolhida no concurso que contou com a participação dos estudantes do 1º a 9º ano do Ensino Fundamental.