Tempo seco no DF exige atenção redobrada com crianças; confira guia de cuidados


Criança se refresca com vapor d’água em imagem de arquivo.
Marcelo Brandt/G1
Durante o período de seca no Distrito Federal, o cuidado com as crianças deve ser redobrado. Com o tempo seco e a baixa umidade, elas ficam mais suscetíveis à desidratação e a quadros alérgicos ou respiratórios.
“A criança pode dar sinais de desidratação antes de ficar frustrada e desanimada. Ela pode ficar extremamente irritada”, explica a professora da pós-graduação em Pediatria da Afya Educação Médica Brasília, Isabela Pires.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A especialista orienta que a hidratação, a alimentação e a umidificação dos ambientes devem ser adaptadas para proteger a saúde dos pequenos.
LEIA TAMBÉM:
DIAS DE SECA: Inmet diz que umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20% nesta semana
PARA OS ADULTOS: veja guia com dicas para evitar a desidratação
Como se cuidar?
De acordo com os geriatras e com a Secretaria de Saúde, a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção contra doenças respiratórias.
No DF, as vacinas da gripe (influenza) e contra pneumonias (antipneumocócica) estão disponíveis em unidades básicas de saúde, confira os locais aqui.
E se a criança adoecer?
Caso a criança apresente febre, tosse, coriza ou diarreia, o ideal é ficar em casa. A recomendação da pediatra é manter alimentação leve, fazer limpeza nasal e oferecer antitérmicos, caso haja febre.
Se a criança tiver asma, rinite ou bronquite, os medicamentos de uso contínuo devem ser mantidos conforme orientação médica.
Em casos leves, os responsáveis devem procurar uma UBS. Casos mais graves devem ser encaminhados para avaliação com especialistas.
Com base na entrevista com a pediatra Isabela Pires, o g1 criou um guia de cuidados com a saúde para idosos durante o período da seca (veja abaixo).
Guia de cuidados durante a seca para crianças.
Arte/g1
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.