
Operação realizada pela Polícia Civil chegou até o estabelecimento na Vila Rubens
Divulgação/EDP
A Polícia Civil flagrou nesta segunda-feira (18) um furto de energia em um criadouro de peixes na Vila Rubens, em Mogi das Cruzes. A ação contou com apoio da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região. O prejuízo estimado pode ultrapassar R$ 10 mil.
Segundo a empresa, os agentes identificaram uma irregularidade na caixa de medição e no medidor. A prática impedia o registro do consumo, o que caracterizou o furto.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O proprietário do estabelecimento responderá pelo crime de furto de energia. A pena consiste em multa e prisão de um a quatro anos. Além disso, ele deverá arcar com a cobrança de toda a energia não faturada no período da irregularidade e o custo administrativo, conforme prevê a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A ação foi realizada por agentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic).
Riscos
Segundo a concessionária, as fraudes de energia podem provocar sobrecarga na rede elétrica e causar interrupção no fornecimento de eletricidade nas ruas e residências.
A empresa explicou que somente seus profissionais habilitados com equipamentos de segurança podem manusear os cabos de energia.
O furto de energia, além de causar riscos de vida, também impacta na arrecadação de impostos. Os valores coletados por meio da conta de energia são aplicados nos setores da saúde e educação.
A prática pode ser denunciada pelo aplicativo da EDP, pelo Whatsapp 11 93465-2888 ou pelo telefone 0800 721 0123. Todos os canais são gratuitos e funcionam 24h por dia.
EDP dá orientações sobre alterações na tarifa social de energia
Leia também
Vídeo: motorista e passageiro saem andando de carro que se partiu ao meio após batida na Grande SP
Vândalos colocam fogo em estação do Semae em Jundiapeba
Homem é preso após agredir esposa grávida de dois meses em Itaquaquecetuba
Assista a mais notícias do Alto Tietê