
Marcos Almeida fala do novo álbum ‘Calado’; cantor se apresenta em Belém
O cantor e compositor Marcos Almeida escolheu Belém para abrir a turnê nacional do álbum Calado, o mais novo projeto do artista. A cidade recebe, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), duas apresentações no Teatro Margarida Schivasappa, marcando o início da turnê que também vai passar por Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.
O novo trabalho reflete sobre o paradoxo entre cansaço e descanso em meio a um mundo marcado pelo excesso de informação. Para Marcos, o silêncio se torna um manifesto.
“Vivemos um momento de muito barulho, de poluição sonora. O Calado é um convite para a gente respirar, se afastar e ter um tempo de descanso. Vamos descansar um pouco?”, explica o artista.
📲 Acompanhe o canal do g1 Pará no WhatsApp
Marcos Almeida abre turnê ‘Calado’ com dois shows em Belém
Renan Benedito
Com mais de uma década de carreira solo, Marcos observa que a necessidade de pausa e recolhimento tem ganhado força no contexto atual da sociedade.
“Vivemos na sociedade do cansaço. A gente precisa parar, descansar. O Calado propõe esse retiro, utilizando metáforas do mundo náutico. Às vezes, calar é o tempo que você precisa para se aprofundar em um assunto. O barco faz isso: cala, procura profundidade e atravessa”, diz.
A escolha da capital paraense como primeira cidade da turnê tem relação afetiva. Marcos comenta que que a cultura paraense encanta, mas que as pessoas aqui têm uma relação de cumplicidade com a banda.
“Tinha que ser Belém. É sempre muito inspirador estar aqui, pela musicalidade, pela cultura, pela gastronomia e principalmente pelas pessoas. Não é clichê. Deus quis que fosse aqui”, afirma.
Marcos Almeida ficou conhecido no meio musical através da banda “Palavra Antiga”
Renan Benedito
Na carreira solo, esta será a primeira vez que Marcos se apresenta na cidade com banda completa.
O novo repertório reúne faixas inéditas do álbum Calado e sucessos da trajetória do cantor, que em 2025 completa dez anos de carreira após a projeção nacional como vocalista do grupo Palavrantiga.
“O artista precisa ter claro que qualquer show pode ser a última oportunidade de tocar. Então é preciso se entregar. Mesmo com duas datas, são duas entregas intensas. Estou feliz com essas estreias”, adianta.
As apresentações também contarão com abertura do coletivo paraense Depois da Chuva, escolhido pelo próprio Marcos.
Um disco que canta o silêncio
Lançado em março, Calado tem produção de Wanderson Lopez e reúne 12 faixas que transitam entre a canção e o pop contemporâneo. O conceito parte do calado das embarcações, estrutura submersa que garante equilíbrio ao navio.
“Enquanto todo mundo se preocupa em tomar um lado do barco, eu quero entender o que, lá no fundo, mantém as partes em equilíbrio”, define o artista.
O disco já ganhou clipes como Porão, Procura e Leve, além da faixa-título, que estreou em vídeo dirigido pelo baiano Renan Benedito.
Serviço
Marcos Almeida – Turnê Calado | Belém
📍 Local: Teatro Margarida Schivasappa – Av. Gentil Bitencourt, Belém – PA
📅 Datas: 20 e 21 de agosto de 2025
📎 Vendas: disponíveis aqui
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
d
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará