
Moradores do Santo Antônio cobram mudanças para evitar acidentes em rua inclinada
Câmeras de segurança registraram o momento em que um carro capotou ao tentar subir a Rua Matipó, no bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Quatro pessoas estavam no veículo, incluindo duas crianças, e receberam assistência médica.
As imagens foram registradas na última quarta-feira (20). A gravação mostra que o automóvel perdeu força no trecho mais inclinado da via, voltou de ré, bateu na grade de um prédio e tombou, atingindo também uma lixeira na calçada (veja vídeo acima).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros às vítimas. Ninguém se feriu gravemente.
Caso não é isolado
A Rua Matipó é considerada uma das mais íngremes de Belo Horizonte. Desde 2019, passou a ter mão dupla, o que, segundo moradores, aumentou significativamente o número de acidentes no local.
Em 2022, outro carro desceu sem controle e atingiu uma escada. No ano passado, um veículo branco quase bateu em um poste após perder força na subida da via.
De acordo com a população local, o trecho mais crítico fica entre as esquinas com as ruas Pitangueiras e Benjamim Flores. Além da circulação nos dois sentidos, há reclamações sobre a má condição do asfalto.
“Se você ficar em pé aqui na rua, você cai, você não consegue atravessar. Então precisa trocar esse asfalto, precisa que a prefeitura tenha uma atenção maior. Sempre tem um risco de ter carro descendo ou subindo, então há uma preocupação. Você tem que ser um bom motorista, tomar muito cuidado pra poder evitar problemas”, disse o empresário Sérgio Luiz Torres.
A reportagem também flagrou motoristas enfrentando dificuldades para subir a rua. Um deles desistiu e voltou de ré, enquanto outro acelerou até o topo, mas ligou o pisca-alerta para avisar sobre o perigo.
“Quando está chovendo eu evito sair de casa. Já teve dia dos meus filhos perderem aula na escola, porque, se tiver chovendo, eu não saio”, contou a dentista Danielle Brandão.
Procurada pela reportagem para um posicionamento sobre a reclamação dos moradores, a BHTrans disse que a Rua Matipó está amplamente sinalizada, sobretudo em relação à proibição do tráfego de veículos de carga, seja subindo ou descendo.
“A via tem declividade acentuada e, por isso, conta com sinalização para orientar os condutores sobre limite de velocidade, potência dos veículos que acessam a via e necessidade do sistema de frenagem em bom estado nas descidas”, completou a autarquia municipal.
Câmera de segurança filmou carro capotando ao tentar subir rua íngreme em BH
Reprodução/Redes sociais