
Polícia de SP prende homem acusado de fazer ameaças ao youtuber Felca
Cayo Lucas Rodrigues dos Santos é o nome do homem preso nesta segunda-feira (25), acusado de ameaças ao youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. O homem, que tem 22 anos, foi detido em casa, em Olinda, pela Polícia Civil de São Paulo, responsável pela investigação (veja vídeo acima).
No dia 6 de agosto, Felca publicou um vídeo-denúncia sobre exploração e abuso de crianças e adolescentes na internet. O youtuber faz um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças, e relata como o algoritmo divulga esse tipo de conteúdo.
De acordo com a polícia de São Paulo, Cayo Lucas costumava vender vídeos e fotos de vítimas de estupro virtual e, por isso, fez ameaças ao youtuber depois do vídeo. Já a polícia pernambucana disse que o criminoso já era investigado em Pernambuco por outros crimes, sem informar quais.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
No momento em que foi detido, Cayo Lucas estava acompanhado de outro homem e, de acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, ele foi preso em flagrante por invasão de dispositivo informático.
Os dois foram levados para a Delegacia de Crimes Cibernéticos, na Boa Vista, na região central do Recife. De acordo com o cadastro de Cayo Lucas na Secretaria de Defesa Social (SDS), ele tem fundamental completo e tem as ocupações “estudante, mensageiro e office-boy”.
Segundo a investigação da polícia de SP, Cayo Lucas utilizava uma conta na rede social Telegram para anunciar serviços criminosos. Numa postagem, ele prometia obter identidade, bloquear contas bancárias e pegar foto 3×4 “de qualquer pessoa do Brasil”.
Preso por ameaçar Felca é preso em Olinda pela Polícia Civil de SP
Reprodução/Polícia Civil
LEIA TAMBÉM:
Polícia de SP prende homem acusado de fazer ameaças ao youtuber Felca
Preso por ameaçar Felca vendia material infantil na internet, diz Derrite
Felca enumera resultados duas semanas após denúncia contra adultização de crianças
Em pesquisa no Telegram pelo nome de usuário utilizado por Cayo Lucas, é possível ver um canal em que ele é “denunciado” por ser “lammer” e “lotter”, termos utilizados por hackers para denominar fraudadores amadores e que usam “ferramentas” de outras pessoas, sem entender bem o funcionamento.
Nos sistemas do Tribunal de Justiça de Pernambuco, consta que Cayo Lucas responde a um processo por crime de trânsito.
Cayo Lucas foi preso em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido no sábado (23) pela Vara Criminal de Plantão do Tribunal de Justiça de São Paulo. No documento, consta que ele é investigado pelo crime de ameaça.
Segundo a Polícia Civil pernambucana, após prestar depoimento, os dois homens presos serão apresentados em audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.
O que diziam os e-mails
Os e-mails com ameaças foram enviados no dia 16 de agosto e fazem referência ao vídeo no qual Felca denunciou o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores de idade nos conteúdos que divulga nas redes sociais.
Em um dos e-mails, enviado às 5h30 da manhã, o remetente diz “você acha que vai ficar impune por denunciar o Hytalo Santos”.
A mensagem prossegue com ameaças: “Você tá enganado você vai ferrar muito sua vida”, “prepara pra morrer” e “você vai pagar com a sua vida”. Um segundo e-mail, enviado às 8h05 pelo mesmo remetente, reitera as ameaças.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias