Incêndio atinge mata próxima à pista no parque Burle Marx no Noroeste, no DF; veja VÍDEO


Homem é flagrado jogando galhos no fogo em mata no Noroeste, no DF
Um incêndio atingiu parte do Parque Ecológico Burle Marx, no Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (26).
As chamas começaram no início da tarde e se concentraram em uma área de mata próxima à pista na altura da SQNW 110, entre o Noroeste e a Asa Norte.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do DF em tempo real e de graça
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o primeiro chamado foi às 13h05 e duas viaturas foram enviadas para o local.
Moradores da região relataram, em grupos nas redes sociais, ter visto dois homens em situação de rua entrando no parque com galões, minutos antes de as chamas começarem.
Vídeo obtido pelo g1 mostra um homem não identificado saindo de dentro do parque em chamas, quebrando galhos e jogando em direção ao fogo (veja vídeo no topo da reportagem).
Ao g1, testemunhas levantam suspeitas de incêndio criminoso. As causas ainda estão sendo investigadas pelos bombeiros. Até as 16h, o combate às chamas ainda não tinha sido finalizado.
LEIA MAIS:
TEMPORADA SECA: DF já acumula quase 1,5 mil focos de incêndio em agosto
CUIDE-SE: confira dicas para crianças, adultos, idosos, pets e plantas
Fogo atinge área de mata próxima ao Noroeste, no DF
Arquivo pessoal/Reprodução
Incêndios ambientais no DF durante a seca
O DF registrou mais de 3,8 mil ocorrências de incêndios ambientais entre o início de junho e a última quinta-feira (21).
Só durante o mês de agosto, a capital já acumula quase 1,5 mil focos de incêndio, segundo dados do Corpo de Bombeiros enviados ao g1.
Segundo a corporação, esses focos são fruto de ação humana – seja criminosa ou acidental – e não meras ocorrências naturais.
O fogo pode surgir, por exemplo, de uma queima de lixo ou entulho que foge do controle, com fogueiras mal apagadas ou até com bitucas de cigarro jogadas em áreas naturais.
Na estação seca, as altas temperaturas e a baixa umidade características do cerrado são agravantes.
Fogo atinge área de mata próxima ao Noroeste, no DF
Arquivo pessoal/Reprodução
Como evitar as chamas
O Corpo de Bombeiros do DF monta todos os anos uma operação, chamada Verde Vivo, para tentar reduzir e evitar os incêndios florestais durante a estação seca.
O oficial de Informação Pública da corporação, capitão Charles Palomino, afirma que a população também pode ajudar a frear os índices.
“Nessa época do ano, não é indicado fazer fogueiras ou até mesmo queimar lixo, pois o mínimo descuido pode ocasionar um grande incêndio em vegetação. Muito cuidado com as bitucas de cigarro, orientação aos fumantes, tenha consciência e certifique-se que você apagou a bituca do seu cigarro para depois fazer o descarte correto”, enumera.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.