
Vaca em situação de maus-tratos é resgatada de lixão em Bragança Paulista, SP
Arquivo pessoal
Uma vaca da raça Jersey foi resgatada em situação de maus-tratos de um lixão em Bragança Paulista, nesta segunda-feira (25), em uma operação realizada pela Polícia Civil e pela prefeitura.
De acordo com a polícia, a vaca estava muito magra, debilitada e com diversos problemas de saúde, inclusive na visão, sem receber tratamento veterinário no local.
Segundo a polícia, a situação da vaca foi descoberta no início de agosto, após agentes da prefeitura fazerem uma fiscalização de rotina no local, que possui sucatas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Durante a vistoria, foi constatado a prática de crime ambiental no lixão, diante do lançamento irregular de resíduos sólidos e também foi descoberta a situação de maus-tratos contra a vaca.
Na data, o responsável pelo local chegou a ser preso, mas depois foi solto em audiência de custódia.
A polícia abriu um inquérito para investigar a denúncia de maus-tratos e conseguiu uma ordem judicial para poder resgatar a vaca.
Nesta segunda-feira (25), os policiais fizeram o resgate da vaca junto com funcionários da divisão de bem-estar animal da cidade. Ela foi levada para um sítio, onde foi acolhida e terá atendimento veterinário completo.
Ainda segundo a polícia, o responsável pela vaca vai responder pelo caso em liberdade. Ele é investigado por maus-tratos e por crime ambiental.
Por meio de nota, a Prefeitura destacou que “a ação foi realizada com base em inquérito já instaurado pela Polícia Civil, que resultou em ordem judicial para a retirada do animal” e que o “bovino foi encaminhado, conforme determinação judicial, para um sítio particular, onde receberá atendimento veterinário, alimentação adequada e todos os cuidados necessários para recuperação”.
A identidade do responsável pela vaca e o endereço do lixão não foram divulgados, por isso o g1 não conseguiu localizar a defesa do suspeito. A reportagem será atualizada caso o investigado se manifeste.
O que fazer em casos de maus tratos a animais?
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina