
Camilo Santana anuncia investimentos na educação em Pernambuco
O ministro da Educação, Camilo Santana, cumpriu agenda no Recife, nesta quarta-feira (27). Pela manhã, ele anunciou um concurso com 92 vagas para servidores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição onde foi homenageado com a Medalha Massangana (veja vídeo acima).
À tarde, ele divulgou investimentos para o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e assinou a ordem de serviço para a construção de um campus em Goiana, na Zona da Mata Norte. Na ocasião, ele também conheceu o projeto para instalação de um centro da instituição no Edifício Trianon e Cine Art-Palácio, no Centro da capital.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Camilo Santana recebeu a Medalha Massangana no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. A honraria é a mais alta outorgada pela fundação, e seu nome faz referência ao Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, local onde o abolicionista Joaquim Nabuco, patrono da Fundaj, viveu até os 8 anos.
Sem dar detalhes sobre cargos e prazos para publicação de edital, o ministro anunciou um concurso e disse que, para o Museu do Homem do Nordeste, serão investidos R$ 8,625 milhões numa reforma e ampliação.
“Nós vamos ter aqui 92 vagas para a Fundaj. E essa é uma forma de reconhecer, é um reconhecimento do trabalho. […] Quero dizer que nós estamos liberando para o Museu do Homem do Nordeste, o museu da Fundaj, que acho que há 17 anos é a mesma exposição, nós autorizamos R$ 8,625 milhões para a construção de uma nova exposição que será reformulada no museu aqui”, afirmou o ministro.
Ministro Camilo Santana em cerimônia na Fundaj, no Recife
Reprodução/TV Globo
IFPE
Depois da cerimônia na Fundaj, o ministro foi à sede da prefeitura, no Bairro do Recife, para fazer anúncios em referência ao IFPE. Na presença do prefeito de Goiana, Camilo Santana assinou ordem de serviço para a construção de um campus do instituto na cidade, onde há um distrito industrial.
Além disso, ele conheceu o projeto, ainda em desenvolvimento, para construção do campus Centro do IFPE, a ser instalado no Edifício Trianon e Cine Art-Palácio. Os prédios, que ficam na Avenida Guararapes, foram desapropriados pela prefeitura e doados ao MEC.
A previsão é de que o campus tenha 1,4 mil estudantes, e a construção seja feita no estilo retrofit, preservando a arquitetura dos prédios. O Edifício Trianon foi construído na década de 1930 em arquitetura modernista e já teve diversos usos comerciais.
Já o Cine Art-Palácio foi inaugurado em 1940 e foi um dos cinemas de rua da cidade. Sua sala de projeção será restaurada e o local também vai funcionar como auditório do IFPE.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias