Etnozoologia é tema da 3ª edição do First Friday 2025 no Cemafauna em Petrolina


Etnozoologia é tema da 3ª edição do First Friday 2025 no Cemafauna em Petrolina
Cemafauna/Univasf
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para a 3ª edição do First Friday 2025. O encontro será realizado no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O tema desta edição será “A importância da Etnozoologia para a Conservação da Biodiversidade”, conduzido pelo professor Dr. Felipe Silva Ferreira. A etnozoologia investiga as interações entre seres humanos e animais, considerando dimensões culturais, sociais e ambientais, com foco em propor estratégias conservacionistas mais eficazes e realistas para as comunidades da região.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
A programação começa às 9h, tem duração mínima de uma hora e estimula reflexões sobre o papel da ciência no cotidiano. As inscrições custam R$ 5,00, são limitadas a 70 vagas e devem ser feitas através do formulário online (clique aqui). O pagamento será realizado no dia do evento e todos os participantes receberão certificado de participação.
Após a palestra, os participantes poderão visitar o Museu de Fauna da Caatinga, que abriga cerca de 60 exemplares taxidermizados de fauna silvestre da Caatinga, uma oportunidade de conectar a comunidade à biodiversidade local.
Sobre o palestrante
O Dr. Felipe Silva Ferreira é biólogo formado pela Universidade Regional do Cariri (2005), mestre em Bioprospecção Molecular pela mesma instituição (2009) e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2013).
Atualmente é professor no colegiado de Ecologia da UNIVASF e também atua no Programa de Pós‑graduação em Ciências da Saúde e Biológicas. Sua pesquisa foca em etnozoologia, abordando sistemas socioecológicos, caça, zooterapia e a influência cultural, como tabus e crenças, nas relações entre humanos e animais.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.